Ataques gordofóbicos contra Flávio Dino crescem 30% na web após indicação ao STF

Atualizado em 2 de dezembro de 2023 às 7:40
Flávio Dino. Foto: reprodução

A indicação de Flávio Dino, ministro da Justiça, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou um aumento de 30% nos ataques gordofóbicos nas redes sociais, revela levantamento da consultoria Arquimedes.

Nos últimos sete dias, houve uma identificação de 14,5 mil publicações gordofóbicas contra Dino em plataformas como X (antigo Twitter), Facebook e Instagram. Na semana anterior, foram registradas cerca de 11,5 mil publicações similares, aponta análise da consultoria.

Dino foi alvo de ataques gordofóbicos em postagens apoiadas por políticos da oposição, como Carla Zambelli (PL-SP) e Marcos Pollon (PL-MS), sendo chamado de “comunista obeso” e “baleia”.

Um comentário da comentarista da emissora Jovem Pan, Paula Schmitt, também ganhou destaque entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) . Durante o programa “Linha de Frente”, Schmitt afirmou que a indicação de Dino à Suprema Corte se deu por ele cumprir a “cota de obesidade”.

Esses ataques têm sido recorrentes desde o início do ano, quando Dino assumiu o Ministério da Justiça. Em maio, seu peso foi ironizado na tribuna da Câmara por Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

Recentemente, Bolsonaro fez comentários sobre o peso de Dino, ironizando uma decisão do Ministério Público Federal (MPF) sobre um inquérito da Polícia Federal (FF) que investiga a possível importunação de uma baleia jubarte, aproveitando a ocasião para fazer um comentário contra o ministro.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério, é aquela que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos”, disse o ex-mandatário.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link