A carrada inexplicável de medalhas militares de Alexandre Garcia, o Muttley brasileiro

Atualizado em 23 de junho de 2020 às 16:25

POR VINÍCIUS SEGALLA

A imagem acima é do jornalista Alexandre Garcia palestrando a oficiais da Marinha do Brasil no último dia 25. Ele mesmo fez questão de contar ao país a façanha, por meio de sua conta no Twitter:

“Falando sobre o Brasil para um auditório lotado por almirantes, oficiais e graduados do Centro de Instrução dos Fuzileiros Navais, com o ex-ministro Alm Esq Alfredo Karam na primeira fila.”

O jornalista não informou se recebeu – e, se sim, quanto e de quem – para proferir a palestra. Não resta a menor dúvida que ele estava apto a fazê-lo.

Alexandre Garcia coleciona ao longo da vida nada menos do que 21 medalhas, condecorações, promoções e honrarias militares. É um dos jornalistas da história do Brasil que mais prêmios recebeu de ordens militares, senão o recordista absoluto.

Alexandre Garcia proferindo palestra a brigadeiros da Aeronáutica, no Espaço Força Aérea Brasileira, em Brasília, no dia 28 de julho de 2017. Na ocasião, ele disse: “Escolas militares são a joia da coroa. É um esteio que se destaca justamente porque tem disciplina, algo essencial para a convivência humana. Toda a educação deveria seguir o modelo das escolas militares. Seria um salto para a educação brasileira”

O motivo? Ele deve saber. Afinal, motivo precisa existir para tanto.

Toda honraria militar, para que seja concedida, deve ser precedida por uma proposta formal, que por sua vez deve ser aprovada por um conselho.

Ninguém recebe medalha sem merecer. O que tanto terá feito?

Garcia deve saber por que foi, por exemplo, no ano de 2015, agraciado com o “Diploma de Submarinista Honorário”, concedido pela Marinha do Brasil àqueles que “tenham dedicado parcela ponderável de suas carreiras ou contribuído de forma a elevar o nome da Força de Submarinos”.

Veja, abaixo, algumas – não todas! – medalhas e premiações de que Alexandre Garcia já foi merecedor por parte das forças militares nacionais.

16 de junho de 1983: Medalha Mérito Santos Dumont

Órgão concedente: Força Aérea Brasileira

Criada pelo Decreto n° 39.905, de 5 de setembro de 1956, destina-se a premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira.

24 de julho de 1984: Ordem do Mérito Militar

Grau: Oficial (promovido a Comendador em 2010)

Órgão concedente: Éxercito Brasileiro

Criada em 11 de julho de 1934, é concedida a militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas Terrestres. No dia 29 de março de 2010, o Exército promoveu Garcia ao grau de Comendador da honraria.

13 de maio de 1991: Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier

Órgão Concedente: Polícia Militar do Distrito Federal

Criada originalmente pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, trata-se da mais importante distinção honorífica da Polícia Militar do Distrito Federal.

É destinada a condecorar cidadãos que contribuíram de maneira relevante com as atividades desempenhadas pela Polícia Militar e, consequentemente, com a segurança pública do DF.

14 de julho de 1995: Ordem do Mérito da Defesa

Grau: Oficial
Órgão concedente: Ministério da Defesa

Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, a Ordem do Mérito da Defesa tem por finalidade premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houverem distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes.

28 de setembro de 1999: Ordem do Mérito Aeronáutico

Grau: Comendador (promovido em 2018 a Grande-Oficial)
Órgão concedente: Força Aérea Brasileira

Criada em 1943, a “Ordem do Mérito Aeronáutico” é destinada a premiar os militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras.

No dia 15 de outubro de 2018, o então presidente da República, Michel Temer, achou por bem promover Garcia ao grau de Grande-Oficial da mesma ordem.

13 de maio de 2009: Medalha Bicentenário da PM/DF

Órgão concedente: Polícia Militar do Distrito Federal

Criada em 19 de janeiro de 2009, a honraria é destinada a agraciar os policiais militares que estejam no serviço ativo em 13 de maio de 2009, bem como as pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Corporação, contribuindo para o seu engrandecimento, entre policiais militares da inatividade, militares de outras forças e civis.

11 de junho de 2014: Ordem do Mérito Naval
Grau: Comendador
Órgão concedente: Marinha do Brasil

A honraria foi criada em 11 de julho de 1934 com a finalidade de agraciar militares da Marinha que se tenha distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

01 de dezembro de 2014: Medalha Brigadeiro Tobias
Órgão concedente: Polícia Militar do Estado de São Paulo

É descrita pela PM-SP como “a mais alta honraria medalhística da Instituição”. Criada pelo Decreto Estadual 45.648, de 7 de dezembro de 1965, serve para “condecorar os componentes da Corporação e das Forças Armadas pela prática de atos relevantes em benefício da Força (PM-SP)”.

“A título excepcional”, porém, também “poderá ser concedida a personalidades civis ou entidades que forem consideradas merecedoras da outorga, em virtude de excepcionais serviços prestados à Força Pública (Polícia Militar de São Paulo)”. É nesta categoria que se encaixa o jornalista Alexandre Garcia.

02 de agosto de 2015: Diploma de Submarinista Honorário

Órgão concedente: Marinha do Brasil

A honraria é concedida a militares não submarinistas ou mergulhadores, e civis, que tenham dedicado parcela ponderável de suas carreiras ou contribuído de forma a elevar o nome da Força de Submarinos da Marinha junto aos estabelecimentos em que servem e ao público em geral.

02 de maio de 2016: Ordem do Mérito Judiciário Militar

Grau: Distinção
Órgão concedente: Superior Tribunal Militar

Criada em 12 de junho de 1957, a honraria é concedida a militares ou civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham realizado reconhecidos serviços ou demonstrado excepcional apreço à Justiça Militar da União.

23 de junho de 2017: Medalha do Mérito Acadêmico

Órgão concedente: Academia Nacional de Saúde das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil

Concedida a todos os militares e civis que prestam serviços excepcionais à causa da saúde dos policiais e bombeiros militares do Brasil e ao ensino relacionado ao tema em academias militares, esta é mais uma honraria para a coleção do jornalista Alexandre Garcia.

Conforme descreveu a própria associação, assim palestrou o jornalista para os membros da Academia:

“O encerramento da cerimônia solene contou com a palestra do Jornalista Alexandre Garcia, que fez uma significativa reflexão a respeito da dificuldade latente em viver em sociedade, visto que nos dias atuais há uma ‘Bandidolatria’, que inspira jovens a percorrer caminhos marginalizados, e atribuiu ao Legislativo papel fundamental para construção de leis antônimas à leniência aos criminosos.”

Alexandre Garcia dá palestra e recebe prêmio no Exército, quando falou a uma plateia formada por 82 alunas do curso de Extensão Cultural da Mulher e 480 capitães alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), no dia 3 de outubro de 2017. É o jornalista mais próximo dos militares no Brasil