
O jornalista William Waack afirmou que a postura do governo de Donald Trump em relação ao Brasil pode acabar beneficiando politicamente o presidente Lula. O comentário foi feito em meio à escalada das tensões comerciais entre os dois países, após o anúncio de novas tarifas sobre produtos brasileiros e críticas do governo estadunidense ao Pix.
A análise ocorreu depois que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou que o Brasil não é um país amigo dos EUA. Ao comentar a fala, Waack minimizou o impacto diplomático da declaração e afirmou que Washington tem adotado postura semelhante até mesmo com governos considerados aliados. “Os americanos estão tratando aliados até pior do que adversários declarados”, disse.
Segundo o jornalista, as medidas anunciadas pela administração Trump, incluindo ameaças tarifárias e questionamentos ao sistema de pagamentos brasileiro, acabam fortalecendo o discurso do governo federal. Para ele, a estratégia da Casa Branca representa um “enorme presente eleitoral” para Lula, cuja reeleição, segundo lideranças bolsonaristas, deveria ser combatida pelo campo conservador.
Waack também direcionou críticas aos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação dele, o governo estadunidense tem exigido mais do que alinhamento político e econômico de seus parceiros. “A postura atual do governo americano em relação à região e ao Brasil é exigir mais do que alinhamento aos interesses econômicos e de segurança deles. Exige vassalagem, que os irmãos Bolsonaro traduzem como amizade”, afirmou.
Ao tratar das relações internacionais, o jornalista destacou que grandes potências atuam com base em interesses estratégicos. “Potências não têm amigos, têm apenas interesses”, declarou. Segundo ele, os objetivos dos Estados Unidos são claros e orientam a atuação de Washington independentemente de afinidades ideológicas ou alianças políticas mantidas em outros países.
Na conclusão de sua análise, Waack observou que Trump mantém boa relação pública com diferentes lideranças brasileiras quando isso lhe convém. “Afinal, ele elogia tanto Lula quanto Flávio Bolsonaro. Enquanto cuida só do dele”, afirmou. Para o jornalista, a postura adotada pela Casa Branca demonstra que os interesses nacionais dos Estados Unidos permanecem acima de qualquer vínculo político ou pessoal.
CACETADA! William Waack detonou os filhos de Bolsonaro ao vivo na CNN:
“Os americanos estão tratando aliados até pior do que adversários declarados… Exigem vassalagem, que os irmãos Bolsonaro traduzem como amizade. Potências não têm amigos, potências têm apenas interesses.”… pic.twitter.com/zxodPvt3AB— Ivan Vieira 🇧🇷 (@ivanvieira_5) June 3, 2026