Atlas: 52% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro foi o responsável pelo 8/1

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 17:14
Ataque terrorista do 8 de janeiro em Brasília. Foto: Evaristo Sá/AFP

Nesta segunda (8), dia do aniversário de um ano dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, a AtlasIntel divulgou uma pesquisa abordando a opinião da população brasileira acerca da invasão bolsonarista e comparou com outra pesquisa realizada há um ano. 

Segundo a pesquisa, o percentual dos brasileiros que acredita que a invasão foi completamente injustificada aumentou em 6 pontos percentuais em um  ano e agora atinge 59%. O percentual que declara que a invasão foi parcialmente justificada caiu quase pela metade de 28% para 15%. Confira:

Pesquisa sobre a justificativa do 8/1. Foto: Divulgação/AtlasIntel

15% concordam com as ações dos manifestantes no dia 8 de janeiro de 2023 que culminaram com a ocupação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF. O percentual é quase idêntico ao registrado pela pesquisa Atlas logo depois dos acontecimentos, um ano atrás.

Pesquisa sobre o posicionamento acerca do 8/1. Foto: Divulgação/AtlasIntel

A maioria dos brasileiros, cerca de 52%, considera que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi responsável pela invasão das sedes dos 3 poderes.

Pesquisa sobre responsabilização de Bolsonaro. Foto: Divulgação/AtlasIntel

52,8% acreditam que ele deveria ser responsabilizado judicialmente em decorrência dos ataques.

Pesquisa sobre punição a Bolsonaro. Foto: Divulgação/AtlasIntel

95% dos eleitores que votaram no Lula acreditam que Jair Bolsonaro deveria ser responsabilizado pelos eventos de 8 de janeiro de 2023; em contrapartida, 94% dos eleitores do Jair Bolsonaro acreditam que ele não deveria ser responsabilizado.

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel sobre o 8/1. Foto: Divulgação/AtlasIntel

Entre respondentes que defendem uma punição para o ex-presidente, aproximadamente metade acredita que ele deveria ser preso. Metade também acredita que ele deveria perder os direitos políticos e a possibilidade de se candidatar.

Pesquisa sobre punição a Bolsonaro. Foto: Divulgação/AtlasIntel

No entanto, 42,8% dos brasileiros acreditam que as punições aos manifestantes julgados pelo STF foram exageradas.

Opinião sobre as punições. Foto: Divulgação/AtlasIntel

Apenas 18,8% dos brasileiros citam uma tentativa de golpe de estado como principal razão da ocupação das sedes dos 3 poderes. Para 34% a razão foi o fanatismo político e a polarização e outros 20,8% creem que a ocupação foi motivada por uma suposta fraude eleitoral.

Razões para a ocupação do 8/1. Foto: Divulgação/AtlasIntel

38% dos brasileiros continuam declarando que Lula não ganhou mais votos que Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2022. O percentual é quase idêntico ao registrado pela pesquisa Atlas um ano atrás, logo depois da invasão dos 3 poderes.

Opinião sobre o processo eleitoral. Foto: Divulgação/AtlasIntel

80% dos brasileiros apoiam a democracia como solução para governar o país; apenas 12,7% dizem apoiar um outro sistema político e 7,3% não sabem responder.

Apoio a outro sistema político. Foto: Divulgação/AtlasIntel

Taxa maior de apoio à democracia é registrada entre eleitores da Simone Tebet (98%); pessoas com ensino superior; pessoas com renda acima de R$5,000. Taxas menores são registradas para eleitores de Bolsonaro (72%), pessoas com renda abaixo de R$ 3,000; residentes da região Norte.

Apoio a sistema político. Foto: Divulgação/AtlasIntel

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link