A maioria dos brasileiros acredita que o presidente Lula representa melhor o país no exterior do que o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo pesquisa Atlas Intel divulgada nesta quarta (22), 51% dizem que o petista é o melhor representante, enquanto 44,3% avaliam que seu rival nas eleições de 2022 fazia um trabalho melhor. Uma pequena parcela da população (2,7%) diz não ver diferença.
A política externa do terceiro mandato de Lula é aprovada por 49,6% dos brasileiros e reprovada por 47,3%. O levantamento também questionou entrevistados sobre o prestígio do Brasil no exterior: 47,5% acreditam que ele aumentou desde que o petista assumiu a presidência, enquanto 42,1% avaliam que ele diminuiu.
Boa parte da população também acredita que o governo está menos próximo do que deveria de Israel, dos Estados Unidos e da Alemanha. O recorte mostra ainda que brasileiros avaliam que o país está mais próximo do que deveria da China, de Cuba e da Venezuela.
A pesquisa entrevistou 5.211 pessoas entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.
O levantamento também mostrou que a população está dividida sobre uma possível punição a Jair Bolsonaro pelos ataques terroristas de 8 de janeiro: 46% são favoráveis a uma pena ao ex-presidente enquanto outros 46% são contrários.
As sondagens também mostraram a avaliação sobre o presidente Lula, cuja avaliação negativa (45%) superou a positiva (43%) pela primeira vez, e os principais problemas do Brasil apontados pelos entrevistados.