
O presidente Lula (PT) é aprovado por 48,8% dos brasileiros e desaprovado por 50,7%, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (18). Os números indicam estabilidade em relação ao levantamento anterior, com variações dentro da margem de erro de 1 ponto percentual.
A desaprovação de Lula permaneceu exatamente no mesmo patamar de novembro, em 50,7%, enquanto a aprovação oscilou levemente para cima, de 48,6% para 48,8%. Apenas 0,4% dos entrevistados disseram não saber avaliar o presidente, índice inferior ao da pesquisa anterior.

A pesquisa também mostra que a avaliação do governo segue majoritariamente negativa. Para 48,9% dos entrevistados, a gestão Lula é considerada ruim ou péssima, número praticamente estável em comparação com novembro. Já a avaliação ótima ou boa aparece com 46,5%, enquanto 4,6% classificam o governo como regular.
Negociações com os Estados Unidos
O levantamento indica percepção majoritariamente positiva sobre a atuação de Lula nas negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Para 58% dos entrevistados, o petista contribuiu muito para a retirada das tarifas e sanções impostas ao Brasil pelo governo norte-americano. Outros 14,5% avaliam que a contribuição foi pequena, enquanto 24,6% afirmam que Lula não contribuiu.
A forma como o governo brasileiro conduziu as negociações também foi aprovada por 50,7%, contra 44,9% que desaprovam. O mesmo percentual de aprovação aparece em relação à decisão do governo dos Estados Unidos de retirar sanções da chamada Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg ouviu 18.154 pessoas, por meio de questionários online, entre os dias 10 e 15 de dezembro, em todo o país. A margem de erro é de 1 ponto percentual.