Ato de Barroso deixa STF mais perto da ampliação da regra do foro privilegiado

Atualizado em 3 de abril de 2024 às 6:36
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. (Foto: Reprodução)

O pedido de vista do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no julgamento que pode mudar a regra do foro privilegiado, durou apenas quatro dias. Na sexta-feira (29), Barroso havia solicitado a interrupção da votação e ontem, na terça-feira (2), devolveu o caso para o plenário virtual. A decisão final está prevista para os dias 12 a 19 deste mês, sem debate entre os ministros.

Até o momento, cinco dos onze magistrados já se posicionaram a favor da ampliação do foro privilegiado: Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Por outro lado, Barroso, que apresentou o entendimento atual sobre o foro privilegiado em 2018, estaria em posição oposta. No entanto, percebeu que a mudança na regra já estaria consolidada, pois ao menos um dos seis ministros restantes é favorável à extensão do foro.

Foro privilegiado

A regra atual concede foro especial a deputados e senadores investigados por crimes ocorridos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.

Antes de 2018, todas as investigações contra parlamentares tramitavam no STF. Com a nova tese em votação, os processos contra parlamentares seriam mantidos no STF mesmo após o término de seus mandatos.

O deputado Chiquinho Brazão. (Foto: Reprodução)

O debate sobre o foro privilegiado foi reacendido após o STF ser indicado como foro para as investigações dos supostos mandantes dos assassinatos da vereadora fluminense Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. O envolvimento do deputado Chiquinho Brazão no crime levou o caso ao STF, embora na época do crime ele fosse vereador. As investigações apontam questões fundiárias como motivação para o assassinato, sem relação com o mandato atual de Brazão na Câmara dos Deputados.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link