Ato de Bolsonaro na Paulista tem mais menções negativas que positivas nas redes

Atualizado em 25 de fevereiro de 2024 às 15:13
Bolsonaro em ato na Avenida Paulista, São Paulo. Foto: reprodução

O debate nas redes sociais em torno da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na Avenida Paulista (SP) apresentou mais menções negativas do que positivas, revela uma análise da plataforma de monitoramento digital Torabit para o Estadão.

Durante o período entre zero hora do dia 24 de fevereiro e as 10h30 deste dia 25, foram contabilizadas 47.579 menções aos eventos, abrangendo plataformas como Facebook, X (antigo Twitter) e Instagram, além de sites e blogs.

A Torabit destaca que 46,2% dessas menções foram negativas, com usuários expressando críticas ao ex-mandatário e, em alguns casos, prevendo sua prisão durante o ato.

Por outro lado, 27,5% das mensagens foram positivas, com apoiadores do ex-capitão demonstrando grande expectativa em relação ao tamanho do evento. Por fim, 26,2% das menções foram neutras, apresentando notícias sem juízo de valor.

Segundo a análise da Torabit, 70,3% das menções citam o ex-chefe do Executivo, enquanto 29,7% mencionam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os perfis com maior repercussão relacionados ao evento deste domingo foram os do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, no Instagram e no Facebook, e do filho Flávio Bolsonaro, também no Facebook.

A manifestação, marcada para as 15h, ocorreu após operações da Polícia Federal (PF) atingirem diversos integrantes do entorno de Bolsonaro e o próprio ex-presidente, como parte de uma investigação sobre a suposta articulação de uma tentativa de golpe de Estado.

Recentemente, ao convocar seus apoiadores para o evento, Bolsonaro pediu que não levassem faixas e cartazes à Avenida Paulista, numa estratégia para evitar amplificar o atrito com o STF e o ministro Alexandre de Moraes, principal alvo do protesto e responsável por inquéritos que podem resultar em novas condenações para Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link