Ato de Bolsonaro no Rio vai minimizar minuta do golpe e colocar Musk como líder dos extremistas

Atualizado em 18 de abril de 2024 às 9:14
Jair Bolsonaro durante discurso na avenida Paulista, em São Paulo – Danilo Verpa/Folhapress

O evento em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocado para o próximo domingo (21), em Copacabana (RJ), visa rebater as acusações de seu envolvimento com a “minuta do golpe”, uma das linhas de investigação da Polícia Federal contra o ex-capitão, conforme informações da Folha de S.Paulo.

Para os aliados do ex-mandatário, o recente conflito entre o empresário Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), servirá de motivação para a mobilização da manifestação política.

O clima agora é diferente. Segundo os interlocutores de Bolsonaro, ele enfrenta menos pressão em comparação com o momento do protesto na avenida Paulista em fevereiro.

Isso se deve, em primeiro lugar, à distância temporal das operações da Polícia Federal (PF) e dos desgastes no Judiciário. Em segundo lugar, há um aumento das críticas na sociedade civil à atuação de Moraes, especialmente após o incidente envolvendo Musk.

Embora o empresário não tenha se confrontado com o ministro do STF devido ao ex-presidente, seus aliados consideram o episódio uma vitória para Bolsonaro e sua base, por enfraquecer Moraes.

A linha de defesa enfatizada nos discursos de domingo será a mesma que Bolsonaro tem usado nos últimos meses: não há golpe se as possibilidades mencionadas estão dentro da Constituição; e o plano nem sequer foi colocado em prática. Ficou apenas no âmbito das ideias, o que não constitui crime, afirmam.

O evento será uma oportunidade para aumentar a exposição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), pré-candidato à prefeitura da cidade. Embora não vá discursar, ele terá um papel de destaque ao lado de Bolsonaro, seu principal apoiador eleitoral.

O ato seguirá o mesmo formato do evento em São Paulo, com duração prevista de uma hora e meia. Dois carros de som serão utilizados: um apenas com microfone e o outro para parlamentares aliados. Faixas e cartazes serão proibidos, assim como ataques diretos ao STF.

Os organizadores esperam que a manifestação seja menor do que a de São Paulo, já que não é a primeira e o Rio é uma cidade menor que a capital paulista.

Confira:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.