Ator mirim de filme de Gentili critica censura: “Cagação de regra”

Atualizado em 17 de março de 2022 às 11:38
Como se tornar o pior aluno da escola
Gentili, Bruno e Daniel/ Foto: Divulgação

“Tudo faz parte de uma obra de ficção”, afirmam Brunho Munhoz, de 17 anos, e Daniel Pimentel, de 22, sobre a polêmica cena que protagonizam no filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, de Danilo Gentili.

“Nos tempos de hoje, com essa cultura do ódio e do cancelamento, alguém joga um vídeo curto que não mostra a cena inteira, e isso já é visto como apologia à pedofilia. Sendo que, em momento algum, a gente faz isso. Muito pelo contrário”, ressalta Daniel Pimentel, que realizou seu primeiro trabalho no cinema na produção de Gentili.

Descontextualizada, a referida cena vem sendo compartilhada por representantes e apoiadores do governo Bolsonaro desde o último fim de semana, depois de o longa-metragem ser incluído no catálogo da Netflix.

Leia mais: 

1- Carlos Bolsonaro dá recado contra censura a filme de Gentili

2- Ministério da Justiça passa por cima de regras para censurar filme de Gentili

3- Caso Danilo Gentili: Globoplay chama ordem de censura e não vai cumprir

Censura no filme de Gentili

Na última terça-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a suspensão da exibição do longa-metragem em todas as plataformas de streaming, como Globoplay e Telecine, além de Netflix. Entretanto, essa medida é inconstitucional, e foi considerada como censura por alguns juristas.

Nesta quarta-feira (16), então, o Ministério da Justiça e Segurança Pública alterou a classificação etária da obra. Em despacho publicado no Diário Oficial da União, a pasta afirma que “tendências de indicação como coação sexual; estupro, ato de pedofilia e situação sexual complexa” determinaram a mudança de recomendação etária para 18 anos.

Em 2017, quando o filme foi lançado, sua classificação era de 14 anos, o que surpreendeu a própria equipe de produção, que estimou a classificação de 16 anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link