Entretenimento

Ator mexicano de ‘Roma’ tem visto negado e pode não ir à cerimônia do Oscar 2019

Segundo a Veja, Roma pode ter sido o filme mais indicado no ano para a 91ª edição do Oscar, junto com A Favorita, mas uma de suas estrelas pode não comparecer à cerimônia de premiação. O mexicano Jorge Antonio Guerrero, que interpreta Fermín no longa de Alfonso Cuarón, já teve seu visto americano negado três vezes e, até agora, não conseguiu participar de nenhum evento promocional do filme nos Estados Unidos.

As informações são da revista mexicana Quién, que publicou uma entrevista com o ator logo após a divulgação das dez indicações de Roma, no dia 22 de janeiro. Nela, Guerrero revela que já solicitou o visto em três situações diferentes – primeiro como turista e, depois, como convidado da Netflix para participar de eventos de gala, incluindo o Globo de Ouro e o Oscar. Segundo o artista, a embaixada americana não quis ler a carta-convite e alegou que o ator iria aos Estados Unidos para procurar trabalho.

“O que acontece é que te fazem um questionário sobre sua formação, quantas vezes já saiu do país e, com base nisso, fazem um perfil”, disse o ator. “Mas nem sempre pedem o material que você leva. Na última ocasião, era importante para mim que a cônsul lesse a carta. Durante todo o tempo, eu disse que era convidado do filme que Alfonso Cuarón tinha feito no México.”

Esta não é a primeira vez que um artista estrangeiro é proibido de entrar no país americano, mesmo sendo parte de uma obra indicada a prêmios. Em 2017, o diretor iraniano Asghar Farhadi e o fotógrafo sírio Khaled Khateeb ficaram de fora do Oscar por consequência do ato de proibição de viagens recém-imposto pelo presidente Donald Trump, que impedia cidadãos do Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen de pisarem em solo americano durante noventa dias.

A Farhadi, na época, foi oferecida uma exceção, mas o diretor declinou a oferta e não compareceu à cerimônia. Seu filme, O Apartamento, acabou vencendo na categoria de melhor filme estrangeiro, e o discurso foi feito por uma engenheira iraniana naturalizada americana, chamada Anousheh Ansari.

Erika K Nakamura

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Erika K Nakamura

Recent Posts

VÍDEO – Chuvas no RS podem forçar Brasil importar arroz e feijão, alerta Lula

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul podem resultar na necessidade de…

8 minutos ago

Deputados bolsonaristas vão aos EUA em meio à tragédia no RS

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta um estado de calamidade por conta das fortes…

1 hora ago

Governo Lula quer suspender dívida do RS e estuda enviar R$ 1,3 bilhão em emendas

O governo Lula vai propor a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do…

2 horas ago

“Preferia ter morrido”: como foi primeira noite de dono de Porsche na prisão

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, dono de Porsche que matou motorista de aplicativo…

2 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Lula reage ao caos de RS e critica Bolsonaro: “Quando teve cheia na Bahia, ele estava no jet ski”

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

3 horas ago

MP denuncia Gabriel Monteiro por abuso de poder

O Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação…

3 horas ago