Ator Russell Brand, ex de Katy Perry que virou teórico da conspiração, é acusado de estupro e assédio

Atualizado em 17 de setembro de 2023 às 8:34
Russell Brand, acusado de estupro, com a ex-mulher Katy Perry

O ator e comediante Russell Brand enfrenta sérias acusações de estupro, assédio sexual e abuso emocionalno Reino Unido. As acusações vieram à tona como resultado de uma investigação conjunta entre o Sunday Times, o Times e a série documental “Dispatches” do Channel 4. A investigação revela alegações contra Brand que abrangem um período de sete anos, quando o ator estava no auge de sua carreira.

Ele “refuta em absoluto” todas as alegações contra ele e insiste que todos os relacionamentos que teve foram consensuais. As reportagens trazem testemunhos de várias mulheres que preferem permanecer anônimas.

Uma das acusações é de que Brand teria se envolvido com uma jovem de 16 anos quando ele tinha 31. Outra suposta vítima diz que foi estuprada por Brand em sua casa em Los Angeles, tendo recebido tratamento em um centro de crise de estupro no mesmo dia.

Uma terceira mulher afirmou que o comediante a agrediu sexualmente durante o período em que trabalhou com ele. Ela acrescenta que Brand ameaçou tomar medidas legais contra ela caso divulgasse a história. Outras acusações contra o ex-marido de Katy Perry envolvem abuso emocional, assédio sexual e intimidação.

Respostas e Reações

A defesa de Brand afirma que as acusações têm o objetivo de prejudicá-lo e que ele não pode responder devido ao anonimato das vítimas. Elon Musk, proprietário do X (ex-Twitter), e Andrew Tate, indiciado por tráfico de pessoas, manifestaram apoio ao ator.

Ex-ator de Hollywood e marido de Katy Perry, Brand tornou-se teórico da conspiração e divulgador de ideias de extrema-direita em seu canal no YouTube e no Rumble, que tem, entre outras “estrelas”, Monark e Glenn Greewald.

Seus vídeos têm títulos gritantes e alarmistas como “Bill Gates ESCONDEU isso” ou “O FBI tem colhido seu DNA?!” Ele alegou falsamente que drogas como hidroxicloroquina e ivermectina podem ser usadas para tratar a Covid e defendeu a teoria do “Great Reset”, que sustenta que as elites globais estão usando a pandemia para inaugurar uma nova ordem mundial.