Atos terroristas: Bolsonarista da bomba ofereceu ajuda e fuzis para Exército aplicar golpe

Atualizado em 24 de junho de 2023 às 9:57
George Washintgon, criador do artefato explosivo usado em tentativa de atentado ao Aeroporto de Brasília. Foto: Alessandro Dantas

O bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, preso por tentar explodir uma bomba próximo ao aeroporto de Brasília, em dezembro do ano passado, escreveu cinco mensagens ao Exército pedindo e se prontificando a ajudar em um golpe militar. A informação é do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

A Polícia Civil do Distrito Federal descobriu a tentativa de comunicação ao periciar o celular do simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na primeira mensagem, o terrorista escreveu um pedido de socorro às Forças Armadas: “SOS FFAA”. As interações ocorreram no dia 11 de dezembro, véspera dos ataques contra a sede da Polícia Federal (PF).

Logo em seguida, George Washington compartilhou uma notícia de um blog de esquerda com o título: “PT, sindicatos, MST e MTST formarão força de segurança paralela para Lula na posse”. “Convoquem os CACs. Srs., até quando vão esperar? Convoquem e ponham em treinamento militar intensivo”, escreveu depois.

“Tem muito fuzil à disposição, será uma honra servir a pátria. Não nos deixe sair como bandidos nessa situação”, disse também. A mensagem final do apoiador do ex-mandatário diz: “Sejam rápidos, treinem os CACs. Não esperem as coisas ficarem mais sérias”.

Mensagens que George Washington enviou ao perfil oficial do Exército no Instagram – Foto: Reprodução

Em nota, o Exército informou que passou a receber uma média diária de 200 mil interações nas redes sociais, entre os meses de novembro e dezembro de 2022, e que não foi possível identificar as mensagens do bolsonarista.

“Anteriormente, essa média era de cerca de 16 mil interações por dia”, declarou a Força. “Ressalta-se que o Exército Brasileiro permanece à disposição dos órgãos de segurança pública e das demais autoridades competentes para contribuir com qualquer desdobramento necessário às investigações.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.