‘Attenzione, Pickpocket!’: os TikToks virais de uma mulher italiana oferecem um bom lembrete aos viajantes

Atualizado em 16 de julho de 2023 às 19:22
Imagem: Reprodução

Aos gritos de “Attenzione! Pickpocket!”, uma italiana faz sucesso no TikTok alertando multidões de turistas sobre os trombadinhas que os atacam sorrateiramente. Monica, a mulher veneziana de 57 anos por trás dos TikToks virais, falou com a Newsweek sobre sua fama recém-descoberta. Ela faz parte do grupo de voluntários Cittadini Non Distratti, que significa “cidadãos não distraídos”, em que italianos comuns ajudam a proteger os visitantes de possíveis roubos.

“Eu faço parte de um grupo contra batedores de carteira há 30 anos—juntamente com outras 40 pessoas”, disse Monica. A conta no TikTok dos Cittadini Non Distratti, que possui quase 270.000 seguidores, é o lar desses vídeos de Monica e outros voluntários.

No processo, Monica ensinou a muitos usuários do TikTok um pouco de italiano básico—ou seja, as palavras “attenzione” (atenção) e “borseggiatrici” (trombadinhas). Para ela, este trabalho nada mais é do que um serviço público para o bem maior.

“Decidimos tornar nossos vídeos virais para ensinar os turistas a terem cuidado”, disse ela. “Há uma falta de prevenção e informações sobre o que está acontecendo na cidade e estamos todos felizes que esses vídeos estejam permitindo que as pessoas vejam o problema em Veneza e em todas as cidades italianas.”

Ela explica que os batedores de carteira não vão apenas atrás de itens fáceis, como carteiras ou celulares, mas de documentos de viagem dos turistas, como passaportes.

Bandeira da Italia em primeiro plano e ponto turístico atrás
Imagem: Reprodução

Os vídeos causaram furor entre não-italianos em todo o mundo, mas ela também ganhou reputação em seu país natal. Falando a uma agência de notícias local, ela expressou sua preocupação com relação aos batedores de carteira à solta, mesmo depois de anos tentando expulsá-los dos pontos turísticos. “Eles têm uma longa história”, afirmou.

Embora se esperasse que as autoridades fossem gratas pela ajuda extra, elas não estão exatamente entusiasmadas com esse tipo de justiça vigilante. Muitos dos ladrões são jovens e considerados inocentes, a menos que sejam pegos em flagrante.

“É proibido colocar essas gravações na internet, especialmente se forem menores de idade”, disse Diego Brentani, da Polícia de Veneza, à Deutsche Welle em um relatório de 2020 sobre o grupo. “É proibido entrar em contato físico, mesmo que as pessoas envolvidas sejam batedores de carteira conhecidos. Desde que não sejam pegos em flagrante, a presunção de inocência se aplica”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link