
No último sábado (3), a pedagoga Ana Flor, também conhecida nas redes sociais pelo username T de Travesti, publicou uma thread sobre um dia em que o Padre Julio Lancellotti fez um trabalho de doação de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e ajudou um homem trans que estava no período menstrual.
“Essa foto está no Instagram do Padre Júlio. Nesse dia, ele estava numa intensa campanha de doações de absorventes para pessoas em situação de rua. Na ocasião, um homem trans – que estava menstruado – pediu, de maneira tímida e cautelosa – ajuda com cuecas e absorventes”, começou o fio.
Na sequência, a educadora disse o que o religioso escreveu sobre a ação: “No post, o Padre Julio Lancellotti escreveu: ‘Absorventes para as pessoas que menstruam’. Era 1 de novembro de 2021. Hoje, aproveito para, mais uma vez, reforçar: O debate sobre dignidade menstrual para homens trans deve ser tratado de maneira séria e urgente”.
“Esses dias conversei com meu namo, que é um homem trans, sobre assuntos como esse. É importante ouvirmos os sujeitos que são atravessados por essas questões. Sinto que, muitas vezes, os nossos ouvidos precisam estar mais afiados do que a nossa língua. Ou tão quanto, na verdade”, concluiu, em uma série de postagens que viralizou no microblog.
O padre Julio Lancellotti, de 73 anos, é conhecido pelo seu trabalho em benefício da população em situação de rua e já foi agraciado com diversos prêmios relacionados aos direitos humanos.
Abaixo, a postagem original:
No post, o Padre Julio Lancellotti escreveu: “Absorventes para as pessoas que menstruam!”.
Era 1 de novembro de 2021. Hoje, aproveito para, mais uma vez, reforçar: o debate sobre dignidade menstrual para homens trans deve ser tratado de maneira séria e urgente.
— Ana Flor 🧜🏽♀️ (@Tdetravesti) December 3, 2022