ÁUDIO: Senador Kajuru grava Bolsonaro pressionando por manobra na CPI do genocídio

Atualizado em 12 de abril de 2021 às 7:57
Senador Kajuru. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Conversa telefônica compartilhada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pressionando o sujeito de forma a incluir os governadores e prefeitos na CPI da Covid, cuja abertura foi determinada pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso.

A ligação ocorreu neste domingo, dia 11.

“Se você não mudar o objeto da CPI, você não pode convocar governadores. Se mudar, 10 para você, porque nós não temos nada para esconder. Olha só, o que você tem que fazer: tem que mudar o objetivo da CPI, tem que ser ampla. Covid no Brasil aí você faz um belo trabalho pelo Brasil”, disse o presidente ao senador.

Bolsonaro ficou incomodado com a abertura da CPI, criada para investigar as omissões do governo federal durante a pandemia.

“Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, vai ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana”, diz Bolsonaro. Kajuru, que apanhou nos grupos bolsonaristas nos últimos dias, responde: “Não, aí não, isso aí eu não faço nunca não, presidente, pela minha mãe”.

O presidente insiste: “A gente tem que fazer do limão uma limonada… Por enquanto é o limão que está aí. Tem que tensionar o Supremo para botar em pauta o impeachment dos ministros.”

Kajuru se humilha: “E o que eu fiz? O senhor não viu o que eu fiz não?”

Ele explica que pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, e apela a Bolsonaro: “Mas eu só queria que o senhor desse crédito a mim nesse ponto”.

Confira o áudio, na íntegra, abaixo. O trecho em questão se inicia aos 6m39s.