Áudios de que Lula foi beneficiado por voo da PF são mentiras para prejudicar ex-presidente

Homenagem da Vigília a Lula. Foto de Eduardo Matysiak

Ao voltar do velório do neto, Lula pode ver a homenagem que os militantes da Vigília Lula prestaram a ele. Havia faixas com as expressões “Arthur Vive” e “Força, Lula”.

Também pode ver o pequeno terreno, ao lado da Superintendência da Polícia Federal, onde permanecem as pessoas que todos os dias o saúdam com “Bom dia, presidente Lula”.

O ex-presidente, da sala de 15 metros quadrados que ocupa, ouve, mas não pode ver, já que uma pequena fresta da janela permite visão de outra rua, do lado oposto.

A imagem de Lula chegando de helicóptero, captada por fotógrafos posicionados no alto de uma casa, dá a impressão de o ex-presidente teria sido beneficiado com um voo mais baixo que o normal, como se fosse uma concessão do piloto a Lula, para que ele pudesse ver o que os militantes estão fazendo ali. Além da vigília, tem uma creche.

Quem acompanha o dia-a-dia do ex-presidente na prisão diz que não é uma interpretação correta. Não houve concessão alguma.

O helicóptero deu duas voltas em torno da Superintendência como parte da estratégia de segurança. É normal fazerem isso.

Os áudios e os comentários que circulam com o registro de uma concessão a Lula estariam sendo plantados para servir de argumento àqueles que querem tirar Lula da Polícia Federal, onde ocupa uma sala de estado maior, como manda a lei — com presidente, ele foi comandante das Forças Armadas.

Um desses áudios diz:

“Gente, boa noite. Estou aqui na creche e não pude falar com vocês antes porque a creche está cheia de gente. Estamos com duzentas pessoas e eu fui fazer a janta para o povo. Eu quero compartilhar uma coisa bonita que aconteceu e daqui a pouco eu mando uma foto para vocês. A Polícia Federal, o piloto que estava com o Lula gosta muito do Lula. Coisas aí internas que acontecem aqui. E ele sobrevoou uns cinco minutos a mais a Vigília. O cara passou aqui em cima da creche, onde mostrou todos os assentamentos, todas as casas que fazem parte da Vigília. A creche, Hugo Chavez, tudo o piloto mostrou para o Lula e tem uma foto dele olhando. Conseguiram pegar uma foto dele no alto. Agora estou esperando a coordenadora mandar para mim e você vai ver que foto linda”.

É possível saber que foi armação porque a foto foi feita pela Reuters, e a militante não teria acesso a ela antes da publicação em sites.

Com essa plantação, querem forçar a transferência do ex-presidente para um presídio comum, como se na PF ele tivesse regalias.

Até militantes de esquerda têm divulgado o áudio.

Cuidado.

A contra-informação não para nunca.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!