Auditora do TCU quer Casa Civil explique viagem de Bolsonaro aos EUA

Atualizado em 22 de maio de 2023 às 23:59
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

A Unidade de Auditoria Especializada em Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU) quer que a Casa Civil explique os motivos para a viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos. Com informações da Carta Capital.

Às vésperas do fim do mandato, o ex-chefe do Executivo deixou o país e embarcou para Orlando, na Flórida, onde ficou por três meses.

O pedido de uma investigação para apurar possíveis irregularidades no deslocamento de Bolsonaro partiu do ex-deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), atualmente exercendo um cargo no Ministério da Justiça.

No pedido, Vaz alegou que a viagem do ex-mandatário é ilegal por não se basear no interesse público. Além de destacar os “custos vultosos” envolvidos.

Segundo a análise técnica, a peça do ex-deputado “não traz os indícios suficientes acerca das irregularidades ou ilegalidades que suscita terem ocorrido”. O relatório aponta, no entanto, que a representação pode ser apurada a fim de comprovar a sua procedência.

“É inegável que os custos dessas viagens são elevados, pois englobam os custos do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), as taxas aeroportuárias, comidas e bebidas dentro do avião, as equipes de apoio e segurança, diárias, hospedagens, transporte terrestre e outras despesas inerentes à viagem”, ressaltou o órgão do TCU.

De acordo com o documento, a Casa Civil deverá encaminhar em um prazo de 15 dias as seguintes informações:

  • A lista dos servidores que integraram o “Escalão Avançado” e a relação das comitivas;
  • As cotações dos preços para serviços aeroportuários e de comissaria aérea e para bancar a alimentação;
  • A lista nominal dos efetivos atendidos com alimentação;
  • O mapa de distribuição dos apartamentos em caso de hospedagem em hotel;
  • Um relatório das despesas realizadas;
  • Faturas do Cartão de Pagamento do Governo Federal referentes aos meses que abrangem gastos associados a despesas da viagem.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link