Augusto Melo é eleito novo presidente do Corinthians após vencer André Negão

Atualizado em 25 de novembro de 2023 às 19:48
Augusto Melo, novo presidente do Corinthians. Foto: Bruno Cassucci

Neste sábado (25), o candidato Augusto Melo foi eleito o novo presidente do Corinthians após vencer André Luiz Oliveira, o conhecido André Negão, nas eleições realizadas neste sábado no Parque São Jorge, sede social do clube. O empresário têxtil de 59 anos, que compareceu à votação usando um colete à prova de balas, conquistou 2.771 votos, enquanto André Negão obteve 1.413. O pleito contou com 20 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TSE).

No total, 4.184 sócios votaram, escolhendo oito chapas com 25 integrantes cada para compor o Conselho Deliberativo no triênio 2024-2026. Ao longo do dia, torcedores protestaram contra a atual diretoria do clube na sede social do Corinthians, enquanto a votação transcorreu tranquilamente no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques.

Augusto Melo, empresário e investidor de quadras de areia em São Paulo, já foi assessor na equipe sub-17 do Corinthians entre 2015 e 2017, período em que pertencia ao grupo político de Andrés Sánchez. Apesar de ter sido candidato nas eleições de 2020, foi derrotado por Duílio Monteiro Alves, o atual presidente. Nesta eleição, contou com o apoio de figuras importantes do clube, como Wladimir e Craque Neto, o qual planeja concorrer à sucessão presidencial em 2026.

Augusto Melo e André Negão disputaram a presidência do clube. Foto: Reprodução

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do time, apoiou Melo na reta final da disputa contra Negão, enfatizando a necessidade de trazer o Corinthians de volta à realidade e priorizar o torcedor, embora mantendo a postura fiscalizadora.

Augusto Melo, no entanto, tem uma história marcada por uma condenação em 2015 por crime contra a ordem tributária, com a pena convertida em medidas pecuniárias e prestação de serviços à comunidade.

Durante a campanha eleitoral, surgiram áudios vazados em que ele utilizava termos racistas e gordofóbicos em relação a Aparecida Antônia Manoel de Oliveira, conhecida como Tia Cida, cozinheira do União Barbarense, clube onde o novo presidente do Corinthians atuou no passado.

Melo admitiu a autenticidade dos áudios, alegando que estavam fora de contexto. O caso foi encaminhado para a CPI da Violência e Assédio Sexual contra as Mulheres na Câmara Municipal.

Em outra ocasião, uma assessora do Corinthians registrou um boletim de ocorrência contra o novo presidente por injúria e ameaça. O estopim da denúncia teria sido uma gravação de áudio realizada por Melo com teor de misoginia que foi compartilhada no WhatsApp.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link