
O Hay Festival, evento internacional de literatura e artes realizado em Cartagena, na Colômbia, enfrenta controvérsias antes de sua próxima edição, marcada para janeiro. Ao menos três convidados cancelaram participação após a inclusão da política venezuelana María Corina Machado na programação, segundo informou o jornal britânico “The Guardian”.
Os cancelamentos partiram de autores que declararam oposição às posições públicas de Machado, incluindo manifestações de apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à possibilidade de intervenção militar na Venezuela.
A escritora colombiana Laura Restrepo anunciou sua saída em carta pública, afirmando que “nenhuma plataforma deve ser concedida, nem público facilitado, a alguém que, como Machado, promove posições e atividades que subjugam nossos povos e minam a soberania de nossos países”.
🛑Muy lamentable la politización y derechización del @hayfestival dirigido por @cfuenteslaroche que ahora invita a Maria Corina como “ponente” de no sé qué, me imagino experta en vender la patria a USA. Felicidades a la congruencia de Laura Restrepo quien ya canceló su… pic.twitter.com/rmBvmAT2Zl
— Sanjuana Martínez Montemayor (@SanjuanaNews) December 16, 2025
O também colombiano Giuseppe Caputo comunicou sua retirada mencionando ataques aéreos dos Estados Unidos no Caribe, que resultaram em mortes, e disse preferir se afastar do festival diante do convite.
O escritor afirmou em suas redes sociais que acha melhor “se retirar de um festival realizado às margens do bombardeado mar do Caribe, que decidiu convidar alguém que dedicou um prêmio da paz ao fascista responsável por esses crimes”.
A participação de María Corina Machado no Hay Festival está mantida. Ela deve participar de uma conversa virtual com o jornalista venezuelano Moisés Naím no dia 30 de janeiro. A equipe da política informou ao “The Guardian” que ela não comentará os protestos. Em comunicado, a organização do festival declarou respeitar a decisão dos autores, mas afirmou que defende o diálogo aberto e diverso como parte da liberdade de expressão e da troca de ideias.