Autoridades usam vídeos antigos de Dráuzio Varella para passar informação desatualizada sobre coronavírus

Dráuzio Varella. Foto: Reprodução/Facebook

Publicado originalmente no site oficial do médico Draúzio Varella

Portal Drauzio Varella faz nota esclarecendo a população quanto ao uso de conteúdo antigo sobre a pandemia de infecção pelo novo coronavírus no Brasil.

O Portal Drauzio Varella vem acompanhando a pandemia de covid-19 desde seu início, em janeiro de 2020. Nossa equipe, incluindo o dr. Drauzio Varella, tem feito uma série de matérias e vídeos sobre o tema.

No início deste ano, a pandemia não havia chegado ao Brasil, portanto produzimos  conteúdo para acalmar a população que, à época, não tinha motivos para alterar o ritmo de vida diário (o vídeo antigo que circula data de 30/01, quando a Itália tinha somente dois casos confirmados).

A situação mudou drasticamente. E vai continuar mudando, pois a pandemia é dinâmica. Orientações antigas não servem para este momento.

Diante do cenário atual, retiramos o material antigo do site e das nossas redes e colocamos informações atualizadas. Por prováveis interesses políticos, algumas autoridades oficiais estão usando esse conteúdo sem informar que se trata de material antigo, cujas recomendações não valem mais.

A situação pela qual o país passa é grave. Estamos prestes a enfrentar um enorme aumento do número de casos de covid-19, que pode por em risco a vida de muitos brasileiros.

Nosso sistema de saúde não tem condições de absorver uma grande quantidade de pacientes ao mesmo tempo, portanto é importantíssimo seguir não só as recomendações das autoridades em saúde, como o isolamento social.

Fiquem atento às novas recomendações e não divulgue material antigo ou de fontes não confiáveis.

Não é hora de fazer uso político dessa situação. É momento de unirmos esforços para evitar o caos no sistema de saúde e a morte de brasileiros.

PS: Flávio Bolsonaro, Marcelo Bretas e Ricardo Salles divulgaram essa informação equivocada e sem contexto.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!