Avaliação sobre a economia melhora e expectativa cresce em 2024, diz pesquisa

Atualizado em 7 de maio de 2024 às 16:30
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Lula. Foto: Sergio Lima/AFP

A avaliação dos brasileiros sobre a economia do país melhorou nos últimos meses, segundo pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça (7). O número dos que acreditam que a situação é “ruim” caiu de 53% para 45% (8 pontos percentuais) entre março, quando foi publicada a rodada anterior do levantamento, e maio deste ano.

No mesmo período, os que acreditam que a situação econômica do Brasil é “boa” cresceram de 28% para 32% (4 pontos percentuais). A avaliação “normal” também cresceu, passando de 19% para 23% (uma alteração de 4 pontos percentuais).

Esse é o melhor patamar da avaliação “boa” da situação econômica desde setembro de 2023, quando foram registrados os mesmos 32%. A taxa de “ruim” é uma das menores no período e só perde para os meses de setembro e novembro do ano passado, quando os números eram 44% e 43%, respectivamente.

A avaliação dos brasileiros sobre a economia do Brasil. Foto: Reprodução/Atlas Intel

A expectativa sobre a economia para o futuro também melhorou. 52% da população acredita que a situação “vai melhorar” daqui a seis meses (a taxa era de 50% em março de 2024), enquanto 33% acredita que vai piorar (uma redução de 9 pontos percentuais no período).

Pesquisa mostra melhora da expectativa dos brasileiros sobre a economia do país. Foto: Reprodução/Atlas Intel

A perspectiva sobre a economia acompanha os resultados positivos do governo Lula ao longo do terceiro mandato do petista, que conseguiu fazer o PIB (Produto Interno Bruto) crescer 2,9% em 2023, controlou a inflação e melhorou a taxa de desemprego do país.

A pesquisa ainda mostrou que o presidente recuperou sua aprovação, que voltou ao patamar acima de 50%. O levantamento ouviu 1.904 pessoas entre os dias 3 e 6 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.