O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta segunda-feira (12) informações iniciais sobre o trágico acidente com o avião da VoePass. De acordo com o relatório, “no trajeto entre Cascavel, PR, e Guarulhos, SP, a aeronave perdeu altura subitamente e colidiu contra o solo”.
O Cenipa, que é o órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e faz parte da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a chamada “ação inicial” no local do acidente durante o fim de semana. Esse procedimento consiste na coleta das primeiras informações que podem esclarecer as causas da queda.
No domingo (11), as autoridades conseguiram recuperar os dados das caixas-pretas da aeronave. A FAB destacou que esta é apenas a fase inicial das investigações e que o próximo passo será a análise dos dados coletados, em conjunto com o levantamento de outras informações necessárias, visando identificar os possíveis fatores contribuintes.
O Cenipa informou que a conclusão da investigação ocorrerá no menor prazo possível, considerando a complexidade do caso. O relatório preliminar está previsto para ser divulgado em 30 dias.