Avião colide com pássaro e força outro a arremeter no aeroporto de Congonhas

Atualizado em 4 de fevereiro de 2024 às 16:16
Avião arremete após colisão de outra aeronave com pássaro no Aeroporto de Congonhas. Foto: Divulgação

Um avião da Latam precisou arremeter na chegada à cidade de São Paulo neste sábado (3). Segundo o piloto, o motivo foi a colisão de uma aeronave com um pássaro na pista de aterrissagem do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP.

Devido ao ocorrido, equipes tiveram que realizar uma verificação na pista, impedindo o voo vindo de Foz do Iguaçu, no Paraná, de pousar.

Segundo a Aena, concessionária responsável por Congonhas, a paralisação foi de apenas três minutos e não houve impacto na operação.

Em comunicado, a Latam esclareceu que o pouso do voo LA3173 transcorreu normalmente, apesar da colisão com o pássaro.

AENA Brasil. Foto: Divulgação

A operação na pista foi interrompida por 10 minutos, até 12h48, para procedimentos padrão de inspeção de segurança. Durante esse período, o voo LA3385, aguardando liberação da pista, precisou arremeter antes de aterrissar com segurança no destino final.

Foi assegurada pela empresa que a aeronave envolvida na colisão não sofreu danos e retornou à operação após ser inspecionada pela equipe de manutenção.

A arremetida, um procedimento seguro e normal, é adotada pelos pilotos para abortar um pouso previsto, podendo ser causada por diversos motivos, como condições climáticas adversas ou questões operacionais. Apesar da situação, todos os passageiros desembarcaram normalmente, e as operações no aeroporto seguiram sem cancelamentos significativos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link