Avião sancionado pelos EUA chega a Brasília vindo de Moscou

Atualizado em 11 de agosto de 2025 às 13:13
O avião russo Ilyushin IL-76. Foto: Reprodução

Um avião russo Ilyushin IL-76, que está na lista de sanções dos Estados Unidos, pousou no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã deste domingo (10). A aeronave, de matrícula RA-78765, partiu de Moscou e fez várias escalas antes de chegar à capital, incluindo paradas no Azerbaijão, Argélia e Guiné.

A chegada do IL-76 gerou curiosidade, já que o motivo do voo permanece incerto, e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não registrou horários de voo comercial para o avião.

A aeronave é uma das versões mais conhecidas do cargueiro russo, utilizado tanto para fins militares quanto civis, e pertence à Aviacon Zitotrans, uma empresa que já enfrentou sanções por parte do governo dos EUA em 2023, devido ao transporte de cargas para a Venezuela.

A companhia também tem histórico de realizar voos para a Coreia do Norte, especialmente após a intervenções no conflito da Ucrânia, fornecendo apoio bélico.

A Aviacon Zitotrans foi diretamente afetada pelas sanções da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC), que inclui o próprio IL-76 sancionado. O envolvimento da empresa com esses países tem sido um ponto de atrito nas relações internacionais, especialmente entre os EUA e os governos locais.

Avião fez parada em diversos países, incluindo Guiné, antes de voar para o Brasil. Foto: Reprodução

A rota também chamou atenção, com escalas estratégicas em várias cidades. Após partir de Moscou, o avião fez paradas em Baku (Azerbaijão), Argel (Argélia) e Conacri (Guiné), antes de atravessar o Atlântico rumo a Brasília.

Os destinos, junto com a ausência de registros de voos comerciais, sugerem que a missão possa ter algum caráter diplomático ou de translado, embora isso ainda não tenha sido confirmado.