Bailarino brasileiro tem visto negado nos EUA após 10 anos atuando no país

Atualizado em 4 de junho de 2025 às 12:10
O bailarino brasileiro Luiz Fernando da Silva. Foto: Reprodução

O bailarino brasileiro Luiz Fernando da Silva teve o visto negado pelos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump, após uma década se apresentando em grandes companhias de dança em solo norte-americano, conforme informações do colunista Jamil Chade, do UOL.

Aos 29 anos, ele foi impedido de retornar ao país, mesmo com contrato assinado com a respeitada companhia Dance Theatre of Harlem, em Nova York. “Foi um choque”, afirmou o artista, que atualmente está com a família em Barra Mansa (RJ).

Por não poder trabalhar enquanto aguardava a renovação do visto, decidiu voltar temporariamente ao Brasil, acreditando que tudo correria normalmente. “Nunca pensei que aconteceria comigo”, disse. Ele integrou o elenco do Miami City Ballet por dez anos e deixou a companhia em 2024.

Em dezembro de 2024, o governo dos EUA solicitou provas de que ele estava qualificado para o novo posto. Luiz Fernando enviou cartas de recomendação e um extenso portfólio com colaborações junto aos maiores coreógrafos do país. Mesmo assim, recebeu a negativa. “Se isso não é suficiente, o que vai ser?”, questionou.

Política migratória de Trump

De acordo com o brasileiro, o endurecimento da política migratória após a eleição de Donald Trump dificultou ainda mais a permanência de estrangeiros nos EUA. “Começou a ficar evidente que a situação poderia ser complicada”, afirmou.

“Quando recebi a notícia, pensei: meu sonho acabou. Não tinha previsto que minha carreira simplesmente pararia”, desabafou. “Poderia mostrar o maior currículo e seria indiferente para eles.”

Abalado, Luiz conta que o episódio o fez refletir sobre as experiências de racismo que viveu no país. “Foi um tempo para eu processar tudo o que ocorreu. Foram momentos silenciosos de ataques.”

Agora, o bailarino avalia seguir carreira em outros lugares: “Tenho pensado em explorar a Europa e a América Latina. Por enquanto, não sei se estou preparado para pedir um novo visto aos EUA, onde eu tenho que me provar como ser humano.”

Migrantes de baixa renda são multados em até US$ 1,8 mi pelo governo Trump | Brasil 247
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução