Sem categoria

Baleia rotula Arthur Lira de fraco como Bolsonaro, negacionista e espalhador de fake news

Os deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL) | Montagem com fotos de Divulgação/Câmara dos Deputados

Michel Temer, o usurpador que ressurgiu na condição de lobista da chinesa Huawei, gigante de tecnologia que atua para pegar o G5 no Brasil, está próximo de estender seus poderes também no Legislativo.

Seu discípulo, Baleia Rossi (MDB-SP), que conta com apoio de 11 partidos, da esquerda a direita conservadora, entre eles PT, PCdoB e PSB, vem ganhando musculatura em relação ao candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), para a suceder Rodrigo Maia na presidência da Câmara, em eleição que acontece em 1o de fevereiro.

Baleia vota mais alinhado com o governo do que o próprio candidato bolsonarista.

Fechou com o capitão em 90% das votações da Câmara, especialmente aquelas que atacaram direitos fundamentais como a Reforma da Previdência e a desregulamentação das Leis Trabalhistas.

Neste domingo, publicou artigo na Folha.

Do blablablá, o que salta é o foco nas críticas ao modelo de atuação do adversário: Fraco como Bolsonaro, e ainda por cima negacionista com viés genocida e espalhador de fake news.

“Falta ao candidato governista uma visão de país”, escreve baleia.

“Ele se associou a lideranças que passaram os últimos meses em campanha aberta contra a vacinação, semeando o ódio, estimulando uma ruptura social e defendendo pautas que não são prioridade. Desde que anunciei minha candidatura, essas lideranças distribuem fake news e mentiras por meio de sua rede de ódio”.

Com Bolsonaro sujo feito pau de galinheiro, e o debate nas ruas esquentando pelo impeachment, Baleia é uma garantia ao próprio mandatário, uma vez que além de apoiar quase incondicionalmente a agenda do governo ele já sinalizou que o impeachment não está no seu redar.

Temer é um mestre neste cenário de Manés.

Leia os principais trechos do artigo:

A missão do presidente da Casa é criar pontes. Por meio do debate democrático, diferentes visões podem chegar ao consenso. O diálogo com o governo pode fluir sem perturbações, mesmo quando há divergências. É assim que tenho pautado minha vida parlamentar: pelo equilíbrio.

Há duas candidaturas com mais apoios para presidir a Câmara. A de Arthur Lira (PP-AL), que propõe subserviência ao governo em troca de alguns cargos, e a minha. Represento 11 partidos. É um bloco heterogêneo, que vai da esquerda, passa pelo centro e chega à direita. Em comum, temos a convicção de que só exerceremos nosso mandato se a nossa relação com o governo federal e o Judiciário se pautar pela independência e pela harmonia.

As diferenças entre nossas candidaturas não cessam aí. Do outro lado, falta ao candidato governista uma visão de país. Ele se associou a lideranças que passaram os últimos meses em campanha aberta contra a vacinação, semeando o ódio, estimulando uma ruptura social e defendendo pautas que não são prioridade. Desde que anunciei minha candidatura, essas lideranças distribuem fake news e mentiras por meio de sua rede de ódio.

A Câmara tem muito a fazer. A decisão da Ford de sair do país revela a necessidade de melhorarmos o ambiente de negócios. O sistema de impostos pesa. Temos de levar adiante a reforma tributária. Está pronto para ser votado relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) sobre a PEC 45, que apresentei a fim de substituir cinco impostos por apenas um.

Precisamos de um projeto que aponte para o crescimento, a geração de emprego, a vacinação em massa, o cuidado com os mais pobres, a retirada das amarras que seguram os empresários, o combate às desigualdades regionais e a criação de oportunidades por meio da educação.

Isso só ocorrerá se os deputados puderem exercer seus mandatos em plenitude. A Câmara não tem dono. Não se ajoelha. Os deputados representam os eleitores. A presidência da Casa deve estar a serviço deles, e não de outros. A Câmara deve ser parceira dos outros Poderes. Chefe, só um: o eleitor.

(…)

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Essencial do DCM TV: “Bolsonarismo moderado” é o novo truque para maquiar Tarcísio; porteiro do Viaro encontra Madonna

https://www.youtube.com/watch?v=y0iDdVMjVTI Kiko Nogueira e o Professor Viaro fazem o giro de notícias do dia. Moderação:…

27 minutos ago

Sobrinha de “Tio Paulo” será investigada por homicídio culposo

Érika Souza, que levou seu tio Paulo Roberto Braga, já falecido, para obter um empréstimo…

42 minutos ago

Articulação de Tarcísio com Moraes deve salvar mandato de senador bolsonarista de SC

Às vésperas do início do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode resultar na…

44 minutos ago

Diretora nega erro por não expulsar alunas que ofenderam filhas de Samara Felippo

Após descobrir que sua filha de 14 anos foi vítima de ofensas racistas em seu…

51 minutos ago

PM conta como foi espancado e torturado durante 8h por colegas: “Traumatizado”

Soldado da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) desde 2020, Danilo Martins (34) foi espancado…

2 horas ago

Argentina: deputados aprovam pacote econômico de Milei

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta terça-feira (30) uma nova versão do pacote…

2 horas ago