Destaques

Bancada do PSOL: Animosidade estéril. Por Gilberto Maringoni

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) (Foto: Arquivo pessoal )

É ruim, artificial e secundária – diante da somatória de crises que o país atravessa – a cizânia pública na bancada federal do PSOL. A acusação de que haveria interesses fisiológicos envolvidos numa questão tática – que não envolve princípios de nenhuma ordem – azeda o debate num coletivo que se pauta por uma conduta aguerrida e exemplar. Seja pela história pregressa, seja pela atuação presente, não há nenhum parlamentar fisiológico na bancada do partido.

Qual a divergência? A tática para se derrotar Bolsonaro na eleição para presidência da Câmara. A esquerda está fora do jogo e a única possibilidade real é a da redução de danos. Há duas postulações da direita, ambas muito ruins. Mas uma delas é a de Bolsonaro.

A maior parte da oposição fechou com Baleia Rossi, do MDB. Pode haver composição futura com o governo por parte dele? Pode. Mas no plano imediato, as opções são as que li em algum lugar: “Com Baleia a esquerda não ganha, mas com Artur Lira ela perde”.

Com Baleia pode-se negociar a presidência ou a relatoria de algumas comissões. Fisiologismo zero aqui. A atividade parlamentar real se dá nas comissões. É um prejuízo enorme a esquerda não poder pautar decisões, por exemplo, nas comissões de Direitos Humanos ou Relações Exteriores, hoje nas mãos da extrema direita. Reivindicar tais postos é algo importante na luta política congressual.

A tática mais adequada seria o voto no candidato do MDB, mediante compromissos mínimos de sua parte.
Mas a ação vencedora é a de lançar uma chapa com chance zero de vitória, cuja meta principal é marcar posição e mostrar às população que o PSOL não entra na lama parlamentar.

Se houver segundo turno, todos concordam – me parece – em descarregar seus votos em Baleia Rossi. Se não houver, o PSOL pode ser acusado de dividir a votação geral e possibilitar a vitória do candidato bolsonarista. Parecem reduzidas as chances do emedebista levar na primeira volta.

A diretriz do PSOL é um jogo de imagem, inócuo no enfrentamento real, que embute riscos sérios.

A disputa entre a bancada, no entanto, revela algo maior. Partido com um programa político vago e genérico – como ocorre com o PT – o PSOL vê questões táticas e contingenciais se tornarem estratégicas e vice versa. Tudo é tudo e para ontem, diante de cada dilema colocado a sua frente. Há, claro, uma diretriz de esquerda e um apelo a um socialismo quase utópico – isto é, sem definições de tarefas de curto, médio e longo prazo até o objetivo final – e compromissos reais com justiça social, fim aos preconceitos ao lado de uma formulação fragmentada sobre papel do Estado e suas relações com as classes sociais.

Mas tais situações não são insolúveis e marcam indefinições da esquerda no plano internacional. As insuficiências do PSOL têm sido largamente superadas por suas incontáveis qualidades.

Diante desse quadro seria necessária maior tolerância interna, mais paciência e mais flexibilidade no convívio entre nuances do ativismo progressista. Até porque, repito, trata-se de uma questão tática.

O importante no país é que temos quase 220 mil mortos, uma hecatombe sanitária, não há auxílio emergencial e nem vacinas e vivemos uma regressão econômica avassaladora e inédita em nossa História.

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da UFABC e candidato do PSOL ao governo de São Paulo, em 2014

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Gilberto Maringoni

Recent Posts

Lula pede liberação de emendas para reconstruir o RS e quer sensibilidade de Haddad

Durante entrevista coletiva realizada neste domingo (5), o presidente Lula anunciou medidas de auxílio do…

22 minutos ago

“Possuída”: tradutora conta como driblou os palavrões de Madonna na TV

Quem não pode ir até Copacabana para o show que reuniu 1,6 milhão de pessoas…

39 minutos ago

Voluntários formam “cordão humano” para resgatar ilhados em Canoas (RS)

Na noite de sábado (4), voluntários formaram um "cordão humano" para resgatar pessoas ilhadas no…

49 minutos ago

VÍDEO: “Estamos dando ao RS o que ele merece”, diz Lula

Em declarações neste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu apoio do…

1 hora ago

Polícia tenta impedir distribuição de alimentos do MST em Vila Boa de Goiás (GO)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, nesta sexta-feira (3), uma ação de…

1 hora ago

Superlive de Domingo: Tragédia no RS tem responsáveis que precisam ser apontados já

https://www.youtube.com/watch?v=w9rSbAeL85k Leandro Fortes faz o giro de notícias e entrevista o jornalista Emiliano José e…

2 horas ago