Bancada feminina do Senado repudia Ciro Gomes: “Declarações repugnantes”

Atualizado em 8 de abril de 2024 às 21:13
Ciro Gomes falando em microfone e gesticulando
Fala de Ciro Gomes foi alvo de repúdio – Reprodução/Agência Brasil

A bancada feminina do Senado, composta por 15 senadoras, solicitou formalmente ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma manifestação de repúdio às recentes declarações do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), sobre a senadora Janaína Farias (PT-CE). As parlamentares reagiram às declarações feitas por Gomes durante uma entrevista à rede “A Notícia do Ceará”, na qual ele insinuou que Farias estaria desempenhando um papel inadequado como assessora do ministro da Educação, Camilo Santana.

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disparou ele.

No documento apresentado ao presidente do Senado, as congressistas destacam que as declarações de Gomes são consideradas machistas, preconceituosas e violentas, indo contra os princípios de respeito e dignidade que deveriam nortear as relações profissionais e humanas.

“Tal atitude viola os princípios de respeito e dignidade que deveriam manter as relações humanas e profissionais, assim como constitui uma clara manifestação de violência política de gênero. Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal de desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão”, pontuou o requerimento.

A senadora Zenaide Maia (PSD), da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, compartilhou uma nota de repúdio e destacou que assinou a manifestação da bancada feminina do Senado repudiando a declaração de Ciro Gomes.

“A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal manifesta repúdio e indignação em relação às falas machistas e desrespeitosas feitas pelo senhor Ciro Gomes contra uma senadora da República, nossa colega Janaína Farias (PT-CE)”, inicia o texto. “É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje”

A nota completa: “Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade. A Procuradoria reitera sua solidariedade à senadora Janaína Farias e reitera estar a seu lado em todas as medidas legais cabíveis e no encaminhamento do caso aos órgãos públicos competentes”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link