Bancada feminina estadual debate violência de gênero com governador da Bahia

Atualizado em 2 de junho de 2023 às 9:09
Deputadas estaduais durante reunião com o governador. Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Um grupo de nove deputadas estaduais da Bahia, lideradas pela deputada Soane Galvão, presidenta da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, foi ao governador Jerônimo Rodrigues, em 31 de maio, debater a questão da violência de gênero, no estado. Um dos pontos discutidos foi a criação do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher para financiar ações e projetos do setor.

Também foi discutida a ampliação da atuação das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) e dos Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neam). Essas unidades são apontadas como essenciais para a proteção e acolhimento das mulheres vítimas de violências.

Outro tema abordado foi a ampliação da Ronda Maria da Penha, programa de patrulhamento voltado para a proteção de mulheres em situação de violência doméstica. As deputadas também cobraram programas para a saúde mental das mães, com políticas públicas que ofereçam suporte psicológico adequado às mulheres que enfrentam problemas emocionais decorrentes da maternidade.

O governador reafirmou a disposição do governo em promover a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher. “Estamos aqui para ouvir as demandas e propostas das parlamentares e trabalhar em conjunto para construir um ambiente seguro e igualitário para as mulheres na Bahia. Nossos esforços serão direcionados para garantir que as políticas públicas sejam efetivas e atendam às necessidades das mulheres em todas as esferas da sociedade”, disse Jerônimo.

Além de Soane Galvão, estiveram no Centro Administrativo da Bahia as deputadas Cláudia Oliveira, Fabíola Mansur, Maria del Carmen, Olívia Santana, Neusa Cadore, Fátima Nunes, Ivana Bastos e Ludmilla Fiscina.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link