Banco do Brasil aciona AGU contra Eduardo Bolsonaro por fake news para desestabilizar banco

Atualizado em 23 de agosto de 2025 às 22:59
Fachada de Agência do Banco do Brasil
Agência do Banco do Brasil – Divulgação

O Banco do Brasil denunciou à Advocacia-Geral da União (AGU) uma série de postagens com informações falsas que circulam desde o dia 19 nas redes sociais. Entre elas, está um vídeo publicado em 20 de agosto pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que afirmou a mais de 1,7 milhão de seguidores no YouTube que “o Banco do Brasil será cortado das relações internacionais, o que o levará à falência”.

Segundo informações do ofício divulgadas pelo Estadão, o banco também citou como autores de ataques o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e o advogado Jeffrey Chiquini, que defende o ex-assessor da Presidência Filipe Martins.

O BB alega que as mensagens configuram crimes contra o Estado Democrático de Direito, contra a soberania nacional e o Sistema Financeiro Nacional. Além disso, alerta que publicações em plataformas como X, Instagram, Threads e YouTube podem gerar corrida bancária e risco econômico ao país.

No documento, o BB destacou que clientes já pediram esclarecimentos devido ao temor gerado por informações falsas relacionadas à Lei Magnitsky, aplicada recentemente pelo governo Donald Trump. O banco citou o cancelamento do cartão internacional Mastercard do ministro Alexandre de Moraes, substituído por um Elo, como exemplo usado em narrativas distorcidas.

Neste sábado (23), os ministros Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann apontaram que a campanha de desinformação é articulada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.