Band acusa Universal de dar calote milionário e entra na Justiça

Atualizado em 12 de abril de 2022 às 20:54
Edir Macedo
Igreja Universal é acusada de calote pela Band

O Grupo Band, através da Rede 21, moveu uma ação contra a Universal, igreja liderada por Edir Macedo. Segundo a emissora, a instituição está devendo a ela R$ 11,7 milhões. Já o órgão religioso também entrou na Justiça para questionar os valores dos atuais contratos, mas o pedido foi indeferido. A informação é do jornalista Ricardo Feltrin, do Portal UOL.

A Band tem acusado a igreja de ter dado o “calote” e busca solucionar o problema. A Universal nega a posição do canal e diz que não existe qualquer dívida, além de declarar que a empresa descumpriu o contrato assinado em 2013.

A igreja tinha programas exibidos na Rede 21 durante 22 horas diárias. No entanto, em fevereiro, ambas as partes comunicaram que entraram em um acordo e resolveram não renovar o contrato. O problema que a disputa judicial começou em dezembro do ano passado.

Posicionamento da Band

A Rede 21 nunca deixou de negociar com a IURD (Igreja Universal do reino de Deus) o contrato de coprodução. Tanto que durante a pandemia por duas vezes concordou com a redução de valores por entender o momento.

Ocorre que, apesar das diversas concessões feitas pela Rede 21, a IURD buscou o Judiciário para questionar mais uma vez o contrato, objetivando uma redução, inicialmente por liminar.

Tal liminar foi indeferida, estando a Igreja inadimplente. Este inadimplemento levou a Rede 21 a executar a IURD.

Posicionamento da Igreja Universal

Na verdade, foi a Igreja Universal do Reino de Deus que propôs uma Ação de Revisão de Contratos contra Rede 21, em 1º/12/21.

O processo foi ajuizado em razão de descumprimento, por parte de Rede 21, de uma cláusula do contrato assinado em 2013, que previa investimentos contínuos na expansão da cobertura da emissora.

Isso jamais aconteceu, apesar de aquela empresa ter recebido 50 novas concessões do Ministério das Comunicações no período.

Desta forma, a postura da Rede 21 na execução deste contrato levou a uma grave distorção econômica e falha na entrega do que está prometido em seu texto. Este é o motivo da ação movida pela Universal.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link