Bandeira de Belo Horizonte (MG) sem o vermelho do brasão é aprovada em 1º turno na Câmara de Vereadores

Atualizado em 16 de junho de 2023 às 9:50
Projeto sobre nova bandeira para BH tramita no Legislativo da capital. (Foto: Reprodução)

Foi aprovado, em 1° turno, o projeto de lei (PL) que propõe novo desenho para a bandeira da cidade de Belo Horizonte. O texto recebeu aval positivo da Câmara Municipal da cidade (CMBH) na última terça-feira (13). A próxima fase envolve colocar o tema como alvo de mais debates no Legislativo antes da votação definitiva, em 2° turno.

A PL sugere uma bandeira nas cores azul e verde, com uma divisão diagonal. A parte superior direita da flâmula, desenhada pelo designer Gabriel Figueiredo, é azul; a inferior esquerda, verde. Ao centro, sobre o fundo azul e parcialmente coberto pela área em verde, surge o sol amarelo de 16 pontas como no brasão de armas do Município, com oito das pontas visíveis. As cores verde, azul e amarelo da bandeira devem corresponder às cores da bandeira nacional brasileira.

Brasão de Belo Horizonte. (Foto: Reprodução)

“O projeto surgiu por uma inquietação minha pelo fato de Belo Horizonte não ter uma bandeira. A cidade tem um brasão, que está cumprindo um acúmulo de funções, cumpre a função que não é a dele. O brasão é ótimo, não precisa ser alterado, mas brasões e bandeiras têm propósitos diferentes”, disse Gabriel Figueiredo.

A nova arte já está presente em itens como bandeiras, cangas e pins, disponíveis para venda. Apesar disso, Gabriel incentiva que as pessoas fiquem livres para reproduzir a “futura bandeira” como forma de disseminá-la ainda mais.

O projeto foi apresentado pelos vereadores Cleiton Xavier, do PMN, e Jorge Santos, do Republicanos. A votação em 2° turno deve tratar, também, de emenda dos petistas Pedro Patrus e Bruno Pedralva sugerindo a realização de um plebiscito a respeito da adoção, ou não, da nova flâmula.

Agora, o projeto de lei segue para votação em segundo turno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link