Barroso: “Forças Armadas estão sendo orientadas para atacar o processo eleitoral”

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 11:30
A imagem de Luis Roberto Barroso
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso Foto: EVARISTO SA / AFP / 22/11/2021

Neste domingo (24), o ministro do STF Luís Roberto Barroso afirmou que as Forças Armadas estão sendo orientadas para atacar o processo eleitoral no país. Para ele, existe uma tentativa de levar a corporação ao que ele chamou de “varejo da política”.

“Um desfile de tanques é um episódio com intenção intimidatória. Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996 não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”, disse.

As declarações foram feitas durante o evento Brazil Summit Europe, organizado por alunos e ex-alunos brasileiros da universidade alemã Hertie School.

Barroso também disse ter a “firme expectativa” de que as Forças Armadas não se deixarão  “seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável”.

“Até agora, o profissionalismo e o respeito à Constituição têm prevalecido. Mas não se deve passar despercebido que militares profissionais e admirados e respeitadores da Constituição foram afastados, como o general Santos Cruz, general Maynard Santa Rosa, o próprio general Fernando Azevedo. Os três comandantes da Força foram afastados. Não é comum isso, nunca tinha acontecido”, afirmou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link