Barroso: “Não há chance de o que acontece hoje na Venezuela ocorrer no Brasil”

Atualizado em 31 de julho de 2024 às 9:15
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso — Foto: reprodução

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou na última terça-feira (30) que não existe chance do que “está acontecendo hoje na Venezuela” ocorrer no Brasil, conforme informações do Globo.

A declaração foi feita durante um evento na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Barroso comentou sobre a resistência do STF ao retorno do voto impresso, uma questão promovida pelo bolsonarismo nas eleições de 2018 e 2022.

“O Supremo atuou intensamente contra a volta do voto impresso, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil. Não tem nenhuma chance do que está acontecendo hoje na Venezuela ocorrer no Brasil ou algum tipo de denúncia como a que Donald Trump fez na eleição (americana) em que perdeu (2020)”, disse.

Ele acrescentou: “Aqui a votação é eletrônica e o código fonte são abertos um ano antes. Qualquer um pode fiscalizar”.

Do pacto por eleições limpas à vitória suspeita de Maduro: entenda como a Venezuela mergulhou em nova crise | Mundo | G1
Maduro fala após Conselho Nacional Eleitoral proclamar sua vitória — Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Na Venezuela, Nicolás Maduro foi oficialmente declarado vencedor das eleições realizadas no último domingo. O resultado, no entanto, não foi reconhecido pela oposição e tem sido questionado por vários países devido à falta de transparência no processo eleitoral.

Vale destacar que o sistema eleitoral venezuelano combina a contagem eletrônica dos votos com a auditoria dos resultados por meio de cédulas físicas.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), liderado por um aliado de Maduro, o presidente obteve 51,2% dos votos, enquanto o principal candidato da oposição, Edmundo González, recebeu 44%. A diferença entre os candidatos foi de 704 mil votos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link