BBB19 não pega fogo e Globo desiste de tentar levantar audiência

BBB19 da Globo. Foto: Wikimedia Commons

Luciano Guaraldo no site Notícias da TV informa que, depois de cinco semanas e meia tentando botar fogo no Big Brother Brasil 19, a Globo desistiu: agora, vai apostar no clima de “flores no parquinho” –como Boninho afirmou no Twitter na sexta (22). Tiago Leifert e companhia parecem ter finalmente percebido o que o público já sabia há muito tempo: esse elenco do BBB é o mais chato da história. Isso apesar de todas as polêmicas envolvendo os brothers dentro e fora da casa.

A sensação de paz e amor imperou, e não foi por falta de tentativas da emissora. Jogos da discórdia, votação aberta, Big Fone, diminuição na comida… Até acorrentados os confinados foram! Nada disso fez com que eles acordassem.

Leifert também se esforçou, e emendou discursos em que pedia para os brothers entrarem de cabeça no jogo. “Estão mandando muito beijinho pra câmera, muita pose e beijinho pra quem tá aqui fora. A mitologia do BBB é forte, né? Vocês assistiram tudo e sabem como funciona. Mas eu sugiro que vocês criem logo a mitologia de vocês”, sugeriu o apresentador em 29 de janeiro. Não adiantou.

Na quinta-feira (21), a Globo deu o braço a torcer, se rendeu à passividade dos participantes. “A gente conversou na primeira semana: ‘Façam o Big Brother de vocês’. Vocês tacaram fogo na cartilha. Vocês rasgaram a cartilha”, disse Leifert.

O grande problema é que o BBB, assim como as novelas, precisa de conflitos para funcionar. E, se os participantes não estão dispostos a brigarem dentro da casa, o interesse do público na narrativa diminui.

Até o momento, a 19ª edição do reality acumula média de 20,0 pontos na Grande São Paulo, a pior da história do programa –o BBB18, por exemplo, chegou ao fim com média de 25,8 pontos. Até então, o recorde negativo era do BBB14, vencido pela ativista Vanessa Mesquita, que teve média de 22,8.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!