BBC destaca sinais de recuperação da economia da Venezuela

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 15:43
Nicolás Maduro
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A frase “Venezuela foi consertada” circula há meses nas redes sociais, mas gera polêmica dentro e fora do país. Há quem diga isso com ironia, e outros veem mudanças nos últimos anos que apontam para melhorias em alguns dos problemas econômicos do país.

Alguns atribuem a frase a uma suposta estratégia do governo do presidente Nicolás Maduro de mostrar uma imagem melhor da Venezuela.

“A Venezuela hoje pode dizer que merece o Prêmio Nobel de Economia porque avançamos sozinhos, humildemente sozinhos, com a agenda econômica bolivariana”, disse Maduro no final de março.

Um mês depois, ele fez referência direta à frase. “Algumas pessoas começaram a dizer que ‘a Venezuela foi consertada’. Não, não foi consertada. Está melhorando, a Venezuela vai melhorar, crescer, mas ainda há muito a ser feito”, disse durante um evento com empresários, segundo a imprensa local.

De acordo com reportagem da BBC, o presidente da consultoria Datanalisis, Luis Vicente León, diz que a percepção de melhora “depende do ponto de comparação e que os venezuelanos vêm de uma “macrocrise”, iniciada em 2018, com ‘hiperinflação brutal’ e escassez de alimentos e medicamentos, e com longas filas e preços muitas vezes acima dos internacionais. Além disso, as pessoas podiam ir para a cadeia na Venezuela se realizassem operações com dólares”.

“Então, quando você compara [hoje] com 2018, não há dúvida de que a situação está melhor”, diz León, que afirma, no entanto, que entre 2013 e 2021 a economia venezuelana se contraiu 75% e que em 2021 houve crescimento entre 6% e 8%.

“É como um avião que estava voando a 10 mil pés e começou a despencar e antes de atingir o solo consegue levantar o nariz e agora está voando a 2,5 mil pés. Não caiu, mas está muito longe de sua altitude inicial”, diz a reportagem.

Essa longa crise reflete na vida cotidiana dos venezuelanos, como aponta o estudo Encovi sobre condições de vida da população venezuelana realizado em 2021 pela Universidade Católica Andrés Bello. A pesquisa mostra que 24,8% dos venezuelanos estão em situação de extrema pobreza e que 60% da população vive com insegurança alimentar moderada a grave.

Asdrúbal Oliveros, diretor da Ecoanalítica, destaca à reportagem que há três fatores que explicam a melhora da economia na Venezuela: o fim das políticas “draconianas” de controle cambial e de preços, a dolarização da economia e a abertura às importações.

“Estas medidas permitiram ao setor privado operar em melhores condições, sabendo que poderia ajustar os seus custos e garantir rentabilidade. Ao mesmo tempo, graças à dolarização, o setor pode fixar os seus preços em dólar e chegar a acordos estáveis com fornecedores”, diz a BCC.

Porém, tanto Oliveros quanto León concordam que essa recuperação incipiente da economia no país é muito limitada — “uma recuperação em segundo plano”, como afirma Oliveros — “e que será difícil levá-la adiante se outras mudanças importantes não ocorrerem”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link