“Bebo o sangue dele”: Desembargador tentou preservar aliança Castro-Bacellar; entenda

Atualizado em 16 de dezembro de 2025 às 20:54
desembargador federal Macário Júdice Neto sorrindo, em close, no canto esquerdo de foto
O desembargador federal Macário Júdice Neto – Reprodução

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), detalha mensagens trocadas entre o desembargador federal Macário Júdice Neto e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil-RJ), em meio ao conflito político envolvendo o governador Cláudio Castro (PL). Com informações da GloboNews.

As conversas ocorreram em 4 de novembro de 2025, durante o agravamento da crise política no estado. Naquele dia, Macário Júdice enviou mensagens a Bacellar com orientações sobre a disputa e alertas a respeito dos desdobramentos políticos do rompimento entre os grupos.

Às 14h37, o desembargador escreveu ao deputado: “Irmão, lamentável esse momento! Penso que separados serão vulneráveis. Para sair como candidato precisará da Alerj”. Na sequência, sugeriu cautela na condução do embate e pediu que o parlamentar evitasse declarações públicas naquele momento.

Nas mensagens, Macário também mencionou possíveis impactos eleitorais para Cláudio Castro, que tem planos de disputar o Senado, e defendeu uma atuação coordenada entre os aliados. “Evitemos esse embate”, escreveu, acrescentando: “Mas pensemos juntos. Não verbalize nada agora”.

Rodrigo Bacellar respondeu um minuto depois, às 14h38, rejeitando qualquer tentativa de recuo. “Se ele quiser me enfrentar, bebo sangue dele irmão”, escreveu o presidente da Alerj. Em seguida, acrescentou: “Sou da roça, amo brigar com peixeira na mão”.

Ainda na conversa, Bacellar enviou ao desembargador um conteúdo relacionado ao governador Cláudio Castro e afirmou: “Só te mandei pra te mostrar que ele ama ser vítima e o mundo é o culpado, ele sempre inocente”.

O diálogo integra o conjunto de mensagens analisadas no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e foi incluído na decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.