Biden deixa Brasil de fora de mensagem sobre a Cúpula das Américas

Atualizado em 10 de junho de 2022 às 12:31
Biden deixa Brasil de fora de mensagem sobre a Cúpula das Américas
Joe Biden, presidente dos EUA
Foto: Reprodução

Foi iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, na última segunda-feira (06), a nona Cúpula das Américas, a qual contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em vídeo publicado na manhã desta sexta-feira (10), Joe Biden divulgou mensagem dando bem-vindas ao líderes do continente americano (América Central, Latina e do Norte) para o evento. No entanto, no discurso, não é citado nem o chefe do Estado brasileiro nem o país.

Foram citados os países Chile e Canadá.

Assista ao vídeo:

A defesa da democracia é um dos pontos destacados pela reunião e devem ser firmados compromissos nas áreas de energia, imigração, inclusão digital e saúde pública, no encontro que tem previsão para chegar ao fim ainda nesta sext-afeira.

Na última quinta-feira (09), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu por volta de meia hora com Biden. Na conversa foram debatidos diversos temas, como a questão da Amazônia. O chefe de Estado americano teria concordado com a visão de Bolsonaro sobre o território, segundo o próprio presidente.

Bolsonaro tem incentivado além da exploração agropecuária na região como o garimpo e a grilagem ilegal nas terras indígenas e em preservação. “Falamos abertamente sobre a Amazônia, depois reservadamente também, ele concorda conosco, ela é muito grande, o Brasil é um exemplo para a preservação ambiental como um todo”, disse ele.

“Ele está preocupado, falei sobre as minhas preocupações sobre as consequências da guerra, as consequências para o mundo. Todos sabem que ele quer uma solução, eu também quero, foi sinalizada uma fresta ali aberta que comungamos da mesma percepção”, comentou Bolsonaro sobre o debate em relação a Guerra na Ucrânia. No inicio do confronto, Bolsonaro chegou a se reunir com Vladmir Putin, em Moscou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link