O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de disputar a reeleição pelo Partido Democrata contra o Republicano Donald Trump. Biden fez o anúncio na sua conta no X neste domingo (21). “Acredito que o melhor para o meu partido e o meu país é eu me retirar [da corrida presidencial] e me dedicar somente em cumprir minhas funções pelo resto do meu mandato”, afirma o presidente dos EUA na mensagem.
Na carta direcionada ao povo norte-americano, Biden lista as conquistas do seu governo. o presidente afirma ainda que fará um pronunciamento à nação nesta semana para explicar melhor sua decisão.
“Por enquanto, deixe-me expressar a minha gratidão àqueles que me trabalharam tão duro até agora para me ver reeleito. Eu quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho”, afirma. “Eu acredito hoje no que sempre acreditei: não existe nada que a América [EUA] não possa fazer — quando fazemos isso juntos. Nós apenas temos que nos lembrar que somos os Estados Unidos da América.”
— Joe Biden (@JoeBiden) July 21, 2024
Biden está com 81 anos e sua decisão vem a pouco mais de três meses da eleição presidencial nos EUA, depois de muitas críticas sobre sua condição física e mental para mais quatro anos de mandato, principalmente após o debate presidencial no qual demonstrou uma performance constrangedora contra Trump, no final de junho. Desde então tentava recuperar sua imagem e competitividade, mas as críticas, inclusive dentro do Partido Democrata, só cresceram e havia muita pressão para que ele desistisse.
Agora, o Partido Democrata deve escolher um novo candidato para a Casa Branca até a convenção, em agosto.