Biden desiste de disputar reeleição contra Trump nos EUA

Atualizado em 21 de julho de 2024 às 15:22

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de disputar a reeleição pelo Partido Democrata contra o Republicano Donald Trump. Biden fez o anúncio na sua conta no X neste domingo (21). “Acredito que o melhor para o meu partido e o meu país é eu me retirar [da corrida presidencial] e me dedicar somente em cumprir minhas funções pelo resto do meu mandato”, afirma o presidente dos EUA na mensagem.

Na carta direcionada ao povo norte-americano, Biden lista as conquistas do seu governo. o presidente afirma ainda que fará um pronunciamento à nação nesta semana para explicar melhor sua decisão.

“Por enquanto, deixe-me expressar a minha gratidão àqueles que me trabalharam tão duro até agora para me ver reeleito. Eu quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho”, afirma. “Eu acredito hoje no que sempre acreditei: não existe nada que a América [EUA] não possa fazer — quando fazemos isso juntos. Nós apenas temos que nos lembrar que somos os Estados Unidos da América.”

Biden está com 81 anos e sua decisão vem a pouco mais de três meses da eleição presidencial nos EUA, depois de muitas críticas sobre sua condição física e mental para mais quatro anos de mandato, principalmente após o debate presidencial no qual demonstrou uma performance constrangedora contra Trump, no final de junho. Desde então tentava recuperar sua imagem e competitividade, mas as críticas, inclusive dentro do Partido Democrata, só cresceram e havia muita pressão para que ele desistisse.

Agora, o Partido Democrata deve escolher um novo candidato para a Casa Branca até a convenção, em agosto.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link