Biden marca visita à Polônia, vizinha da Ucrânia

Atualizado em 21 de março de 2022 às 10:11
Biden
Biden discutirá procedência da guerra com Polônia/ Foto: Reprodução

O presidente dos EUA, Joe Biden, viajará para a Polônia nesta semana para discutir, junto ao presidente local, Andrzej Duda, novos esforços para apoiar Kiev e punir a Rússia por sua ofensiva militar na Ucrânia.

De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, a reunião ocorrerá em Varsóvia na sexta-feira para discutir como os EUA e seus aliados estão “respondendo à crise humanitária e de direitos humanos que a guerra injustificada e não provocada da Rússia contra a Ucrânia criou.”

A reunião ocorre após viagem de Biden para Bruxelas, na Bélgica, onde se reuniu com aliados da OTAN e funcionários da União Europeia para “discutir os esforços internacionais para apoiar a Ucrânia e impor custos severos e sem precedentes à Rússia”.

“Vamos abordar a invasão da Ucrânia pela Rússia, nosso forte apoio à Ucrânia e fortalecer ainda mais a dissuasão e defesa da OTAN”, escreveu o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, no ocasião.

Leia mais: 

1; Biden vai conversar com Xi Jinping sobre guerra na Ucrânia

2; VÍDEO: Biden chama Putin de “criminoso de guerra”

3; Biden e autoridades dos EUA são proibidos de entrar na Rússia

Biden, Polônia, Rússia e Ucrânia

Este mês, o governo norte-americano se opôs aos planos de transferir caças poloneses para a Ucrânia. O argumento foi que tal movimento seria de alto risco. “Acreditamos que o fornecimento de aeronaves de caça adicionais fornece pouco aumento de capacidades com alto risco”,  disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, na época.

Os EUA e seus aliados acusaram a Rússia de iniciar uma “invasão não provocada” para ocupar a Ucrânia. Como resultado, Moscou viu milhares de novas restrições e sanções severas, com os EUA, a UE e outros buscando “isolar” e “destruir” a economia russa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link