Biden diz que Putin já planejava ataque à Ucrânia “há tempos”

Biden também anuncia “maior sanção econômica da história” à Rússia

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 16:37
Biden revela que Putin já planejava ataque à Ucrânia "há tempos"
O presidente dos EUA, Joe Biden.
Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

Em pronunciamento nesta quinta-feira (26), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que o ataque contra a Ucrânia “não foi provocado” e que foi “premeditado por Putin”. No caso, o presidente russo estava planejando a invasão “há tempos”.

O presidente dos EUA diz que há uma inversão de narrativa pelo lado da Rússia. Ele afirma que Putin alegava que a Ucrânia era quem se preparava para um possível conflito, tudo “sem provas”. Para Biden, Putin rejeitou a diplomacia ao iniciar uma ação militar enquanto o Conselho de Segurança da ONU se reunia para tentar conter o conflito na região.

Biden também afirmou que os EUA já deu cerca de 150 milhões de dólares para a Ucrânia se defender. Apesar do apoio, Biden nega que soldados americanos irão para a Ucrânia lutar. O presidente dos EUA diz ainda que o país está preparado para revidar possíveis ataque cibernéticos vindos da Rússia.

Leia também: 

1- Coalhada de neonazistas, Ucrânia compara Putin a Hitler

2- Putin diz a empresários que foi “obrigado” a invadir Ucrânia

3- Quem é Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e como é sua relação com Putin

Biden diz que Rússia sofrera sanções

Joe Biden disse que os EUA e seus aliados estão aplicando “a maior sanção econômica da história” contra a Rússia.

“Hoje, estou autorizando sanções fortes e novos limites sobre o que pode ser exportado para a Rússia, com custos fortes à Rússia agora e ao longo do tempo”, disse. “Nós vamos limitar a habilidade da Rússia de fazer negócios em dólares, em libres, em iens”, contiuou.

Biden também disse que o governo limitaria a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas, e planejava sancionar outros bancos russos. Porém, ele informou que as sanções ainda não incluem banir o país do sistema bancário SWIFT.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link