
O deputado Duarte Jr. (PSB-MA), coordenador da bancada maranhense na Câmara dos Deputados, informou nesta terça-feira (23) que vai apresentar uma representação no Conselho de Ética contra o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) por declarações feitas sobre o Maranhão durante participação em um podcast.
A fala ocorreu durante a participação de Bilynskyj no 3 Irmãos, em um debate sobre a possibilidade de fusão de estados. Ao comparar Santa Catarina com o Maranhão, o parlamentar utilizou linguagem ofensiva ao se referir ao estado nordestino, associando o tema à ideia de “heterogeneidade” entre unidades da federação.
“A extensão territorial brasileira gera muita heterogeneidade, esse é o problema. Então você pode ver, por exemplo, que Santa Catarina é extremamente homogêneo, né? Por ser extremamente homogêneo, se Santa Catarina tivesse mais liberdade para legislar, você teria leis muito melhores para aquele estado. Agora compara Santa Catarina com o Maranhão. Compara. É o mesmo país. Dá para comparar? Não dá, né? O Maranhão é uma bosta. Como você vai comparar com Santa Catarina?”, disparou.
Isso aqui precisa ser denunciado e esse sujeito precisa perder o mandato. No Podcast 3 irmãos, o deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj ATACOU O POVO DO NORDESTE. Em sua entrevista, chamou o Maranhão de bosta e afirmou que o povo da Bahia não conseguiu fazer um salto cognitivo.… pic.twitter.com/umgCfgkRBw
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) December 22, 2025
A declaração repercutiu imediatamente entre parlamentares e nas redes sociais. Para Duarte Jr., o conteúdo extrapola o debate político e configura ofensa institucional contra um estado da federação. Segundo ele, além da representação no Conselho de Ética, o caso será formalmente comunicado ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em nota enviada à imprensa, Duarte afirmou que considera inaceitável que um deputado federal utilize espaço público para atacar um estado inteiro. O parlamentar disse que esse tipo de manifestação compromete o nível do debate político e atinge a imagem do próprio Parlamento.
De acordo com as regras da Câmara, a eventual abertura de processo no Conselho de Ética pode resultar em diferentes punições, que vão de advertência e suspensão do mandato até a cassação, a depender do entendimento do colegiado e do andamento da representação. Esta deve ser a primeira ação desse tipo analisada pelo Conselho no próximo ano legislativo.
Procurado, Bilynskyj afirmou ao portal Metrópoles que a declaração expressa uma opinião pessoal, que, segundo ele, é garantida pela Constituição. O deputado disse que sua fala não teve como alvo a população do Maranhão, mas a viabilidade administrativa do ente federativo dentro da discussão sobre fusão de estados.
O parlamentar do PL também declarou que espera que o debate sobre a reorganização federativa seja conduzido de forma técnica e com foco em critérios administrativos e fiscais, sem, segundo ele, direcionamento pessoal a moradores ou eleitores do estado mencionado.