Destaques

Blogueira chinesa foi julgada por violar regras sanitárias, não por fazer jornalismo

Publicado no Brasil de Fato

Zhang Zhan não tem formação em jornalismo – Reprodução/Youtube

A blogueira chinesa Zhang Zhan, de 37 anos, condenada esta semana a quatro anos de prisão, não foi julgada por cobrir a pandemia de covid-19, como noticiado pela imprensa brasileira. A sentença aponta que ela violou protocolos sanitários, causou distúrbios e confusão e espalhou desinformação sobre as ações de saúde pública para combate ao coronavírus.

A maioria das informações que circularam no Brasil sobre o tema utiliza como fonte agências internacionais que se basearam em declarações da defesa de Zhang, e não documentos oficiais do processo, o que pode ter causado a incorreção.

Zhang é opositora do atual governo chinês e militante anticomunista, conhecida por gravar vídeos em seu canal no Youtube com a mensagem “Acabe com o socialismo, derrube o Partido Comunista da China”. Na imprensa chinesa, ela é descrita como cristã fundamentalista. Em outras ocasiões em que foi presa por causar distúrbios, chegou a receber tratamento psiquiátrico e foi liberada.

As citações à Bíblia são frequentes em vídeos que continuam disponíveis na internet. Nas imagens, Zhang aparece causando tumulto em frente a hospitais e filmando pacientes que eram submetidos a testes em Wuhan, considerado o epicentro da pandemia até fevereiro. Ela critica a quarentena como método de conter a propagação do vírus e chega a dizer que “só Jesus pode salvar” [os pacientes da covid-19].

O jornalista Marcelo Bamonte, que publicou esta semana um perfil de Zhang Zhan, lembra que um dos artigos críticos ao governo chinês escritos por ela contém a palavra “Deus” 62 vezes. No mesmo texto, ela diz que se considera uma enviada de Deus para acabar com o socialismo.

Bamonte também ressalta que, em um dos vídeos, ela própria afirma a um policial que não exerce a profissão de jornalista.

Zhang se refere à covid-19 como “pandemia do socialismo”, criticando as restrições adotadas na China para enfrentar a disseminação do vírus.

A China é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma referência positiva no combate ao coronavírus. Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a maior do planeta, foram registradas 4,8 mil mortes.

Os Estados Unidos e a União Europeia pediram na última terça-feira (29) a libertação imediata de Zhang, a que se referem como “jornalista cidadã”.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Forças Armadas fizeram mais de 10 mil resgates aéreos no RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e os ministros Paulo Pimenta (Secretaria…

32 minutos ago

Há 1 mês, Leite flexibilizou regras ambientais em áreas de proteção de águas

Em abril deste ano, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sancionou…

1 hora ago

Com 50 mil em áreas de risco, Canoas ordena evacuação de 11 bairros

“Este é o episódio mais trágico da história de Canoas. Uma situação além da nossa…

2 horas ago

RS: Defesa Civil pede que pessoas não usem drones em áreas de resgate

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul pediu aos cidadãos do estado…

2 horas ago

Fazendeiros invadem acampamento do MST e destroem plantações em Itabela (BA)

Na manhã desta terça-feira (30), fazendeiros utilizaram tratores para destruír as plantações do acampamento Osmar Azevedo,…

2 horas ago

Em 2019, Leite cortou ou alterou quase 500 pontos do Código Ambiental do RS

O Código Ambiental do Rio Grande do Sul, que levou nove anos em debate, audiências…

3 horas ago