
Oswaldo Eustáquio, foragido da Justiça brasileira desde 2023, afirmou ter recebido um visto dos Estados Unidos. Com informações do UOL.
Segundo o blogueiro bolsonarista, o documento foi entregue nesta semana na embaixada americana em Madri, onde vive atualmente. De acordo com seu advogado, Ricardo Vasconcellos, o visto foi aprovado ainda em outubro de 2024, mas só foi emitido agora, após a posse de Donald Trump.
Eustáquio responde a investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Ele nega as acusações e afirma que é vítima de perseguição política. Um pedido de extradição foi enviado pelo ministro Alexandre de Moraes ao Ministério da Justiça, que o repassou ao Itamaraty.
A Justiça da Espanha, no entanto, rejeitou o pedido de extradição, argumentando que os crimes pelos quais Eustáquio é acusado não têm equivalência na legislação local. O governo espanhol também considerou que havia motivação política por trás da solicitação brasileira. A negativa foi mantida mesmo após recurso do governo do Brasil.
Além das acusações no STF, Eustáquio também é suspeito de envolvimento em um caso de corrupção de menores.
A Polícia Federal (PF) apurou que ele utilizou perfis e vídeos dos próprios filhos menores para atacar o delegado Fabio Shor, responsável por investigações contra Jair Bolsonaro (PL) – o material foi usado para expor dados pessoais do agente.

Apesar de permanecer na Espanha, Eustáquio pretende futuramente se mudar para os EUA e abrir um canal de notícias no país.
“Mas isso estamos pensando mais para o futuro. Por enquanto, ele pretende permanecer na Espanha porque lá a liberdade de expressão dele estará protegida. E agora ele tem mais um aliado, os Estados Unidos”, disse o advogado.
A emissão do visto ocorre no momento em que os EUA aplicam sanções contra autoridades brasileiras.