Bloqueio de estradas: PRF parou 2 mil ônibus no Nordeste e 571 no Sudeste no 2º turno

Atualizado em 20 de abril de 2023 às 13:33
Jair Bolsonaro (ex-presidente, Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e Silvinei Vasques (ex-chefe da PRF). Foto: Anderson Riedel/PR

Um relatório do Ministério da Justiça entregue à Controladoria Geral da União (CGU) mostra que a fiscalização de ônibus da Polícia Rodoviária Federal (PRF) focou no Nordeste, onde Lula era o favorito, durante o segundo turno da eleição de 2022. O documento mostra que a região foi a que mais teve veículos atrasados por blitze na ocasião. A informação é do blog da Andréia Sadi no g1.

Segundo o relatório entregue à CGU, 2185 ônibus foram fiscalizados no Nordeste na ocasião e 48 foram retidos. O número representa quase a metade do total (4591) de ônibus parados entre os dias 28 e 30 de outubro.

Em comparação, no Sudeste houve somente 571 ônibus fiscalizados e 9 retidos. No Centro-Oeste, os números são 893 e 3; no Norte, 310 e 5; e no Sul, 632 e 4.

Na ocasião, o Ministério da Justiça era comandado pelo bolsonarista Anderson Torres, preso preventivamente por conta dos ataques terroristas de 8 de janeiro. O também bolsonarista Silvinei Vasques era diretor-geral da PRF.

O Nordeste era a região onde Lula liderava a preferência dos eleitores. Segundo pesquisa Ipec feita a seis dias do segundo turno, o petista tinha 67% na região, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro se destacava entre eleitores do Sudeste, com 49%.

A maior vantagem do então candidato pelo PT era na Bahia, para onde Torres viajou e pediu pessoalmente que a superintendência da PF trabalhasse com a PRF contra supostos crimes eleitorais. A equipe do ex-ministro mapeou cidades em que o efetivo policial deveria ser reforçado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link