Boato de prisão de Xi Jinping é caça-cliques, mas também balão de ensaio chinês. Por Hugo Albuquerque

Atualizado em 24 de setembro de 2022 às 21:48
Foto: Reutilização

Por Hugo Albuquerque

Boato de prisão de Xi Jinping é um grande caça-cliques, mas também um balão de ensaio vindo de meios marginais da própria China, embora amplificado pela mídia ocidental antichinesa. Xi é uma figura popular entre as massas devido a inúmeros ganhos, em tempos turbulentos.

A questão é que a força de Xi também é contrastada por inimigos poderosos. A campanha anticorrupção na China é imensa e resultou em sanções e expulsões de um número incalculável de pequenos e médios membros do Partido. Mas também chegou às alturas.

Recentemente, a condenação do ministro da justiça à prisão perpétua por corrupção é um exemplo disso. Mas também marca o desmonte de uma camarilha ligada ao “partido de Xangai” – a turma que hegemonizou o partido desde os anos 1990 até o século XXI.

É impossível equiparar a camarilha derrubada à ala de Xangai do Partido, mas é evidente que essa gangue política, de certa forma, orbitava no ecossistema de crescimento pau na máquina criada pela turma xangainesa.

Quando Xi subiu ao poder e mudou a política na China, ele teve um caminho delicado, porém simples: não faltavam adversários que poderiam, literalmente, ser pegou com a boca na botija. Então, em vez de golpe, eu acho é que Xi afirmou seu poder nos últimos dias.

Xi, como dizemos no futebol, mostrou as travas da chuteira para quem quiser lhe desafiar. Inclusive porque seus adversários têm telhado de vidro. Mas é evidente que há tensões: o presidente chinês promove um grande freio de arrumação na direção do socialismo.

A China assumiu uma linha de crescer mais sustentável e melhor. Isso explica avanços mais rápidos no IDH do que no PIB, em comparação com os governos de Jiang e Hu. Isso aumenta a popularidade do presidente, mas também a raiva dos seus adversários.

Texto originalmente publicado no Twitter do autor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link