Boaventura de Sousa Santos é acusado de assédio sexual; professor nega e se diz alvo de “cancelamento”

Atualizado em 11 de abril de 2023 às 19:32
Boaventura de Sousa Santos. Foto: Reprodução

Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (82) foi acusado de assédio sexual por três alunas. Ele é um dos mais importantes intelectuais portugueses da atualidade e diz ser alvo de “cancelamento”.

Segundo uma estudante estrangeira de doutorado, ele teria tocado em seu joelho e a convidado para “aprofundar o relacionamento” como pagamento por seu apoio acadêmico. Outras denunciantes também citam abraços longos e excessos de intimidade.

A denúncia ocorreu por meio de artigo no livro “Sexual Misconduct in Academia – Informing an Ethics of Care in the University” (Má conduta sexual na academia – para uma ética de cuidado na universidade). O texto foi publicado no final de março pela britânica Routledge.

O artigo é escrito por Lieselotte Viaene, Catarina Laranjeiro e Myie Nadya Tom, que não citam Boaventura nominalmente ou o CES, mas o descrevem como “professor estrela” com mais de 70 anos.

Universidade de Coimbra. Foto: Unsplash

O sociólogo confirmou que ele seria o professor descrito no texto e disse que não foi citado porque as autoras queriam se preservar juridicamente. “Aos 82 anos de idade, julgava ter direito a um pouco de paz, mas infelizmente o mundo em que vivemos não permite que isso suceda”, afirmou em entrevista ao jornal Diário de Notícias, de Portugal.

O centro de estudos divulgou uma nota após a publicação, dizendo que vai criar uma comissão independente para apurar o caso. As denúncias também envolvem um auxiliar de Boaventura, que é descrito como “O aprendiz” no texto e seria Bruno Sena Martins, investigador do CES.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link