“Bolha de calor” pode levar temperaturas a 45° C no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Atualizado em 13 de março de 2024 às 12:44
“Bolha de calor” deve aumentar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Foto: Roberto Casimiro/Estadão

O portal meteorológico MetSul emitiu um alerta preocupante para partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, indicando a ocorrência de uma “bolha de calor” nos últimos dias do verão de 2024. Essa condição climática pode elevar as temperaturas para até 45 °C em algumas áreas, sendo que anteriormente essas regiões já enfrentavam uma onda de calor. Enquanto isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em partes do Nordeste e Norte do país.

Conforme os alertas emitidos pelo MetSul e pelo Inmet, estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo serão impactados pela “bolha de calor”, com temperaturas podendo ultrapassar até 10 °C acima da média em algumas localidades.

O fenômeno da “bolha de calor” ocorre devido a áreas de alta pressão atmosférica, onde uma cúpula de calor se forma e permanece estagnada sobre a região, retendo o ar quente por vários dias ou até semanas.

Bolha de calor deixará temperaturas acima da média no fim do verão. Foto: Reprodução/MetSul

Por outro lado, o Inmet emitiu alertas de “Perigo” e “Perigo Potencial” para as ondas de calor nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, onde as temperaturas podem permanecer 5 °C acima da média por pelo menos 5 dias consecutivos. Essas condições climáticas excessivas representam riscos à saúde da população.

Além disso, o Instituto também chama a atenção para chuvas intensas em parte do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Esses temporais podem vir acompanhadas de ventos fortes, capazes de causar danos como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Vale ressaltar que, mesmo em regiões onde há previsão de poucas nuvens, como Rio de Janeiro e São Paulo, a “bolha de calor” pode impactar as temperaturas locais. Na cidade de Curitiba, por exemplo, o tempo será estável, enquanto Porto Alegre terá céu parcialmente nublado. Em Campo Grande, o clima será quente, e em Fortaleza, apesar das chuvas previstas, o tempo ficará nublado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link