‘Bolsa caminhoneiro’ é investigada a pedido do MP junto ao TCU

Atualizado em 29 de junho de 2022 às 21:50
Foto: Marcos Ramos/Agência O Globo

Foi pedido pelo Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma investigação sobre o plano do governo federal de criar uma “bolsa” de R$ 1 mil para caminhoneiros. O benefício é estudado como forma de mitigar a crise do preço dos combustíveis.

Quem assinou a representação foi o subprocurador geral Lucas Furtado. E, no documento, o MP diz que não há “possível desvirtuamento da criação de despesas públicas”, já que, “aparentemente”, a criação do benefício para os motoristas “objetiva alcançar promoção pessoal do Presidente da República em ano eleitoral”. 

O benefício seria criado com base no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), base de dados desatualizada desde 2017, o que é visto como um problema. Além disso, também foi pedido pelo MP que o TCU proíba, de forma cautelar (temporária), o governo federal de criar a chamada “bolsa caminhoneiro”.

No entanto, o MP questiona o documento em questão “como aceitar uma despesa de elevado tamanho sem ao menos uma base de dados fidedigna e atualizada? Como aceitar elevada despesa em ano eleitoral em suposta tentativa de obter vantagens na campanha presidencial?”.

E acrescenta, “Resta evidente que a lei eleitoral proíbe a implementação de novos benefícios no ano de realização das eleições justamente para se evitar que os candidatos utilizem da máquina pública”.

A criação do vale para caminhoneiros é estudado pelo governo para ser levado ao Congresso, e está sendo chamado no Executivo de “Pix Caminhoneiro”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.